Carnaval de Itabirito é sucesso de programação e organização

Itabirito,
10 de Março de 2014

Nem a forte chuva que marcou os primeiros dias de carnaval esfriou a folia em Itabirito. De acordo com dados divulgados pela Polícia Militar, mais de 20 mil pessoas, entre moradores e turistas, participaram de cada um dos dias da festa, acompanhando shows, desfiles de blocos alegóricos e sonorizados, além da programação destinada ao público infantil. Neste ano, os distritos de São Gonçalo do Bação e Acuruí também receberam atrações nos quatro dias de folia.

A programação foi pensada para agradar os diversos públicos de todas as idades. Nos três palcos e no Trio Folia, organizado pela Prefeitura, era possível acompanhar shows de axé, pagode, samba, frevo e marchinhas de carnaval durante todo o dia. “Gostei muito do carnaval deste ano, pois a maioria das bandas que tocaram é de Itabirito e elas precisam de espaço para se apresentarem. Além disso, sempre tinha uma atração acontecendo. Achei a festa muito bem organizada, com um ótima programação. Todos estão de parabéns”, disse a moradora de Itabirito,Tânia Santos.

Os blocos caricatos, como Bandalheira, Banda Ré Sem Dó, Piscinão, entre outros, arrastaram multidões pelas ruas do Centro. “É muito bom ver as pessoas se divertindo com as fantasias. A Bandalheira é um momento histórico do carnaval”, ressaltou a moradora do bairro Saudade Renata Dias. A volta do Zé Pereira foi um dos destaques da festa. Dezoito bonecos representando personalidades da cidade saíram em cortejo, acompanhados pelo Bandão de Carnaval, encantando crianças, jovens e idosos. “Esse resgate traz de volta a presença viva do carnaval. O Zé Pereira tem que desfilar todo ano, ele não pode morrer”, concluiu a moradora do bairro Boa Viagem Níria Varela.

Com o tema “Paz, Carnaval e Futebol”, a decoração trouxe imagens estilizadas de jogadores de futebol em todos os pontos do circuito de carnaval, além das três entradas da cidade e nos distritos. A estrutura também foi pensada nos mínimos detalhes para garantir conforto para todos os foliões. Mais de 280 banheiros químicos foram instalados. A varrição e a lavação das ruas do circuito e do entorno foram realizadas todos os dias, em uma ação que contou com 65 servidores, trabalhando em regime de escala.

A Segurança foi ampliada para os dias de festa. Cem policiais militares de Belo Horizonte reforçaram o efetivo local, que já conta com 50 homens. A Guarda Municipal e 260 seguranças particulares completaram a equipe. E o investimento deu resultado. Prova disso é que nenhuma ocorrência de crime violento foi registrada. Também para garantir a segurança dos turistas e moradores, a fiscalização aos motoristas foi ampliada, garantindo que nenhum acidente de trânsito ocorresse na cidade ou na rodovia que corta Itabirito.

Para o prefeito Alex Salvador, o saldo de 2014 foi positivo. “Nosso carnaval foi diversificado, tocou axé, marchinha e samba. Investimos em segurança e infraestrutura para que tudo saísse como o planejado e os foliões pudessem curtir a festa sem preocupações. Essas ações, frutos de um trabalho realizado em conjunto por todas as secretarias, garantiram o sucesso do carnaval deste ano”, afirmou.

Para o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo, do carnaval é apenas o começo de um ano que tem o objetivo de potencializar o turismo na cidade. “As ações em torno do Carnaval 2014 tais como o Carnabirito, o projeto Samba de Boteco, as três edições dos pré-carnavais e por fim o próprio carnaval, consolidaram de vez a proposta de resgatarmos o espaço de Itabirito no cenário turístico de Minas Gerais e do Brasil. Temos a vocação turística para o ambiente rural, mas precisamos enfatizar a riqueza e a eficiência do nosso calendário de eventos que pode contribuir e muito para resultados econômicos e para geração de divisas em nossa cidade pela atividade turística.

Mudar o cenário financeiro, ou seja, fazer o dinheiro circular e ficar na cidade com este tipo de iniciativa é uma forma mais clara e mais ágil de sensibilizarmos toda comunidade e especialmente a cadeia produtiva, a iniciativa privada de que a atividade turística é forte e carece de um amparo profissional.

A qualidade dos serviços prestados durante os meses de janeiro e fevereiro pelos bares e restaurantes, pela hotelaria urbana e rural, a qualidade dos músicos itabiritenses e a disponibilidade do município em sediar eventos tão significativos mostraram que se unirmos as forças poderemos sair do lugar comum e colocarmos de vez e de forma consolidada o nome de Itabirito entre os destinos turísticos e culturais mais prestigiados do interior de Minas”, concluiu.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook