Casa da Ópera de Ouro Preto só deve ser reaberta no final de julho

Ouro Preto,
04 de Maio de 2015

Teatro mais antigo em funcionamento da América Latina está interditado há mais de um ano

A Casa da Ópera de Ouro Preto, o teatro mais antigo em funcionamento da América Latina, título por enquanto interrompido, está interditada há mais de um ano para reforma. De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que o imóvel passe por melhorias dentro de três meses e seja reaberto para as atividades ainda no final de julho.

Segundo superintendente de Cultura e Patrimônio do município, Wanderson José Rolla Gomes, o processo licitatório deve ser publicado dentro de uma semana. “Todo o procedimento administrativo já foi montado e agora está em revisão pelas partes competentes para que possamos publicar o mais rápido possível”, explicou.

Os laudos dos Bombeiros e também da Defesa Civil, emitidos na época da interdição, relatavam alto risco de incêndio e problemas na parte elétrica e estrutural. Para evitar acidentes aos visitantes, público e até mesmo trabalhadores o espaço foi fechado em janeiro do ano passado.

Com a reforma será realizada a manutenção da rede elétrica com as revisões dos sistemas de combate a incêndio e de detecção de fumaça, além da substituição de todos os extintores do teatro. Já a viga que foi tomada por cupim ela será tratada e receberá um pequeno reforço para evitar futuros problemas. “A recuperação da parte elétrica e a adaptação aos novos sistemas atenderá às normas técnicas de segurança vigentes”, ressaltou Gomes.

A Casa Ópera

O teatro foi inaugurado em 6 de julho de 1770, no dia do aniversário do então rei de Portugal, dom João VI, e é o mais antigo da América Latina. Símbolo da ópera, a Casa serviu de palco para vários cantores famosos. Com o formato de lira, é um dos poucos no mundo que recriam o instrumento símbolo do nascimento da ópera. Com a acústica perfeita, foi construído pelo coronel João de Souza Lisboa, com provável projeto arquitetônico de Mateus Garcia, seguindo as linhas do barroco italiano desaparecidas na mudança da fachada em 1861. O local possui 350 lugares e fica no Largo do Carmo.

Casa da Ópera de Ouro Preto só deve ser reaberta no final de julho
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook