Casa de Pedra expõe artesanato de artistas de Amarantina

Ouro Preto,
09 de Julho de 2015

Além da produção dos artistas locais, turista e moradores podem conhecer a história e cultura do distrito

Em um espaço histórico e cultural, artesãos da região do distrito de Amarantina resolveram se reunir e montar uma exposição de trabalhos artesanais no espaço cultural da Casa Bandeirista de Amarantina, a Casa de Pedra. Como opção de segunda renda, os artistas expõem suas produções todos os finais de semana, feriados e datas comemorativas.

A inciativa surgiu logo depois da reabertura da Casa ao público, em setembro do ano passado, durante a Festa de São Gonçalo e Cavalhadas. “Este é um espaço que faz parte da nossa história e não podemos deixar adormecer. É maravilhoso fazer parte deste projeto, pois é uma forma de valorizar e divulgar o trabalho de pessoas da região”, comemora Mônica Dias, artesã moradora de Coelhos, que também expõe na feira. De acordo com a artesã, Dulce Fidelis, o objetivo principal da feira é chamar a atenção de turistas e até mesmo de moradores da cidade e região que ainda não conhecem a Casa de Pedra. “O nosso distrito tem história e precisamos divulgar as nossas raízes, além é claro de valorizar o nosso trabalho. Este é um espaço espetacular e nossa iniciativa nada mais é do que o trabalho em conjunto em prol de uma economia solidária”, ressalta a artesã.

Entre os trabalhos expostos estão bordados, escultura em madeira, peças de tricô e crochê, caixas decoradas, mandalas, guloseimas típicas da localidade e outros belíssimos trabalhos, feitos com muito carinho e criatividade.

A coordenadora da Casa, Cássia Vitorino, destaca a importância de monumentos como este para a população. “Este é um presente para a comunidade de Amarantina, uma ótima opção de lazer, além de reforçar a identidade do distrito, onde as pessoas podem conhecer um pouco mais da história do distrito”. Quem visitar o local poderá conhecer um pouco mais da história de Amarantina. Na Casa há um memorial com exposição de fotos e peças que eram de utilidade doméstica dos moradores antigos.

Também conhecida como Casa Bandeirista ou Setecentista, o espaço foi construído pelos primeiros bandeirantes que chegaram à região entre os séculos XVII e XVIII e servia como dormitório. Em 1963 a casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Totalmente revitalizado, foi reinaugurado em fevereiro do ano passado.

Atividades para a comunidade

Em anexo a Casa de Pedra foi construído o Centro de Convivência Social, um galpão destinado à utilização da comunidade, com banheiros, salão e escritório para administração do local. São oferecidas atividades para a população como aulas de Zumba, yoga, ginástica entre outras. Quem tiver interesse em participar deve procurar a coordenadora da Casa, Cássia Vitorino, de segunda a sexta em horário comercial, ou pelo telefone: (31) 8893-0094. Já quem quiser agendar uma visita, seja turista ou até mesmo grupos escolares, basta marca um horário.

Arraiá da Casa de Pedra

E neste sábado (4) o grupo de artesãos promove uma festa junina de confraternização na Casa de Pedra. Os coordenadores convidam toda a comunidade a participar da festa que terá inicio a partir das 20h.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook