Casa do Adolescente oferece atividades e apoio para jovens de Itabirito

Itabirito,
01 de Julho de 2013

Adolescentes de Itabirito têm opções para atividades recreativas, educativas e de especialização, além de acompanhamento médico, psicológico e pedagogo. São atividades que ocupam o tempo, e trazem opções ao jovem que procura por atividades que sirvam como estímulo para uma etapa da vida cheia de inquietações e vulnerabilidades.

A Casa do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que existe na cidade há 13 anos. A equipe, que conta com 12 pessoas entre terapeutas ocupacionais, oficineiros, psicóloga e dois médicos voluntários, atende atualmente mais de 400 adolescentes do município, não distinguindo classe social ou outras questões, de acordo com a Dra. Maria Dalva Almeida, presidente da Associação e médica voluntária. “Não há distinção, pois independente da classe social ou de outros fatores, todo adolescente é considerado vulnerável e precisa deste acompanhamento”, afirma.

A Casa trabalha com verbas do Fundo da Infância de Adolescência (Fia) e de projetos distintos como apoio a festas de escolas, almoços e feiras. Assim, é possível oferecer oficinas de capoeira, hip hop, circo, dança cigana, bateria, violão, guitarra, baixo, musicalização, artesanato, capoeira, entre outros, além disso os jovens que participam fixamente destas atividades têm também acompanhamento de reforço escolar, grupos terapêuticos, psicólogo e atendimento médico.

A psicóloga da Organização explica que em outras épocas, a ONG conseguiu oferecer um acompanhamento médico mais completo aos adolescentes que procuravam a casa, porém, hoje o Fia restringiu a verba oferecida, sendo que o acompanhamento médico já não está incluso, sendo assim ele foi restrito e oferecido somente pelos dois médicos voluntários que atuam no local. Agora, somente recebem acompanhamento os jovens que participam das oficinas oferecidas pela Casa.

A instituição, que já atendeu cerca de 6 mil adolescente durante seus 13 anos de existência, agora aguarda pelo fim das construções de sua nova sede no bairro Padre Eustáquio.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook