Casas populares do Alto do Beleza são entregues à comunidade

Ouro Preto,
05 de Julho de 2012

A comunidade ouro-pretana do distrito de Cachoeira do Campo acompanhou a entrega de 30 casas no bairro Alto do Beleza, na última sexta-feira (22). As casas fazem parte do programa “Um Teto é tudo”, uma parceria da Prefeitura de Ouro Preto com o Governo Federal, que está contemplando famílias que moravam em locais considerados como áreas de risco e atingidos pelas chuvas no início de 2012.

As casas contêm dois quartos, cozinha, um banheiro, sala, copa e área de serviço, distribuídos em um espaço de 52 m². “O programa de habitação social é um desafio no nosso Município, que tem uma demanda significativa. Por isso, nos empenhamos desde o início da atual gestão em desenvolver esse programa: ‘Um teto é tudo’,” explica o prefeito Angelo Oswaldo.

O secretário de Assistência Social, Juscelino Gonçalves, disse estar gratificado em poder entregar as chaves das casas, que segundo ele, tratam-se de um direito social, uma antiga luta da Associação de Moradores, que agora pode ver a concretização de um sonho há muito reivindicado. “O programa ‘Um teto é tudo’ é um exemplo de como atuar, atendendo a população que necessita de uma moradia com dignidade, oferecendo recursos necessários para se viver e se relacionar socialmente bem no local onde vive,” destaca Juscelino.

O vice-prefeito, Dr. Dimas, lembrou que o projeto de habitação do Município é abrangente e contempla ainda os distritos de Santa Rita, Antônio Pereira, o bairro Santa Cruz, na Sede, e o bairro Vila Alegre, em Cachoeira do Campo, totalizando um investimento de aproximadamente 20 milhões de reais. Ele ressaltou a importância de a população conscientizar-se sobre a existência das áreas de risco e que, através do mapeamento geológico, realizado este ano, as equipes da PMOP poderão trabalhar preventivamente para evitar que famílias sejam novamente atingidas.

A moradora do Conjunto do Alto do Beleza, Lindaura Fernanda, disse que agora se sente mais segura. “Antes, minha família não tinha sossego, quando o período das chuvas se aproximava, entrávamos em estado de medo constante. Agora, depois de muitas lutas, junto a minha comunidade, muitas reuniões, nós vencemos e podemos nos sentir mais seguros”, ressalta Lindaura.

As obras do Alto do Beleza totalizam um investimento de, aproximadamente, 1,100 milhão, por parte do Governo Federal, com contrapartida de cerca de 700 mil reais da Prefeitura.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook