Cavalhadas de Amarantina se tornam Patrimônio Imaterial de Ouro Preto

Ouro Preto,
10 de Setembro de 2011

Reunião nesta terça-feira no distrito apresenta projeto à comunidade

Nesta terça-feira (6), às 18h30, a Secretaria de Cultura e Turismo mostra à comunidade amarantinense o inventário de registro das tradicionais Cavalhadas de Amarantina como Patrimônio Imaterial Municipal. A apresentação acontece durante a reunião ordinária do Conselho de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, realizada no distrito.

Segundo a diretora de Promoção Cultural, Sidnéa Santos, na oportunidade, será feita uma avaliação do inventário junto à comunidade, inclusive para os moradores presentes poderem sugerir alterações no documento. O dossiê final será entregue ao povo do distrito oficialmente na Festa de São Gonçalo e Cavalhadas, no dia 17 de setembro. Assim, as Cavalhadas de Amarantina passam a ser Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. Atualmente, o município possui dois bens registrados: a “Produção artesanal de doces de São Bartolomeu” e a “Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra”, que acontece no distrito de Santo Antônio do Salto.

Cavalhadas de Amarantina

As Cavalhadas mobilizam praticamente toda a comunidade do distrito de Amarantina. Em trajes militares, montados a cavalo e empunhando as suas espadas e lanças, uniformes e adereços em azul e branco, simbolizando os Cristãos e a cor vermelha e azul, representando os Mouros. As encenações retratam a luta entre o exército Cristão (chefiado pelo imperador Carlos Magno) e o Mouro (comandado pelo almirante Balão). A cena lembra, ainda, a morte do soldado Espinger que, sendo considerado um “espião” e traidor, é simbolizado por um palhaço.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook