Celebração marca reabertura de igreja de 1750 em Bandeirantes

Mariana,
09 de Abril de 2015

A comunidade de Bandeirantes (Ribeirão do Carmo) distante 12 km da sede do município, lotou a igreja de São Sebastião na sexta-feira (27) para a missa solene que marcou a conclusão das obras de restauração do telhado da igreja e reabertura desta construção histórica do século XVIII.

A celebração, presidida pelo arcebispo dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada pelo padre Luís Cláudio, emocionou os fiéis e teve a presença de diversas autoridades municipais, dentre elas os secretários Raul José de Almeida (Governo), Helerson Freitas (Desportos) e José Miguel Cota (Meio Ambiente); e também do presidente da Câmara de Vereadores, Tenente Freitas, dentre outros. A principal intervenção na igreja foi no telhado, que passou por uma minuciosa restauração, obra viabilizada com parte dos recursos da Prefeitura de Mariana, por meio do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural de Mariana, aprovados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (COMPAT). Ao todo foram repassados R$ 25 mil a arquidiocese. A outra parte do recurso para a conclusão da obra foi conseguida a partir de doações da própria comunidade.

A aposentada Ilma da Silva Pereira, moradora do distrito há mais de 60 anos, estava ansiosa pela reabertura da igreja. Ela lembra que a restauração do telhado era necessária e urgente. “Estava muito ruim. Ele estava quase caindo em cima da gente, e quando chovia tinha muitas goteiras”, disse. O resultado da reforma agradou também a sua amiga, a dona de casa Telma Gomes. “Ficou ótimo porque o povo cooperou e rapidinho conseguimos arrumar a igreja”, destacou.

O arcebispo dom Geraldo Lyrio destacou o empenho da comunidade para conseguir os recursos necessários para a reforma. “Refazer o telhado da igreja de São Sebastião foi o resultado de um verdadeiro mutirão de contribuições de pessoas humildes, cada uma oferecendo aquilo que podia, e assim foram os recursos, que somados aos recursos advindos do município de Mariana, tivemos a alegria de ver essa igreja restaurada. É o inicio de um processo que precisa continuar nesse processo”, disse.

De acordo com o Portal do Patrimônio, a igreja do século XVIII, teve sua construção iniciada em 1753. Fica no distrito hoje conhecido como Bandeirantes, mas que foi chamado de arraial de São Sebastião por ter sido fundado pelo sertanista Sebastião Fagundes Varela. Em setembro de 1923 mudou a denominação do distrito para Bandeirantes - berço do vice-presidente da República, Pedro Aleixo. Sua paróquia é uma das mais antigas de Minas Gerais.

Celebração marca reabertura de igreja de 1750 em Bandeirantes - Foto de Douglas CoutoCelebração marca reabertura de igreja de 1750 em Bandeirantes - Foto de Douglas Couto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook