Celso Moreira celebra 40 anos de carreira com seu show “Trajetória” pelas terras de Minas Gerais

Mariana,
10 de Julho de 2018

São 40 anos de paixão pela música, transmitidas pelas mãos talentosas do compositor, violonista e guitarrista mineiro Celso Moreira. Carreira que será celebrada por meio da turnê “Trajetória”, pelas terras de Minas Gerais, com o encanto e destreza do dedilhar nas cordas dos fiéis companheiros: o violão e a guitarra. O primeiro show será realizado na cidade histórica de Mariana, no dia 12 de julho, às 19h, no SESI Mariana Centro de Cultura (Rua Frei Durão, 22).

O projeto que inclui o show e o workshop tem patrocínio do Supermercado Verdemar, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

E Celso Moreira promete uma noite especial na estreia de sua turnê com muito swing e animação. "Eu vim ao mundo para viver a música. Muitas foram às lutas e as conquistas. E comemorar 40 anos de estrada é simplesmente fantástico. Minha homenagem, por meio do show, será para todos que sempre me apoiaram ao longo de minha jornada”, diz o músico.

O espetáculo é composto na sua maioria por composições próprias e músicas que marcaram a trajetória do violonista, e estão registradas no DVD “Celso Moreira” e nos discos solos “Cenas Brasileiras”e “Celso Moreira Autoral”. No repertório músicas, como “Choro para Alice”, em homenagem a sua filha, parceria com Fernando Brant e “Lira do Bem Querer” feita em homenagem a sua esposa com letra de Murilo Antunes; assim como arranjos próprios, de grandes compositores como Tom Jobim, Noel Rosa. Celso Moreira subirá ao palco junto com os músicos Christiano Caldas (teclados), Milton Ramos (baixo) e André Limão Queiroz (bateria).

Workshop

No mesmo dia do show, Celso Moreira realizarà à tarde, às 14h, o workshop “Harmonização e Improvização”, no Centro Cultural SESIMINAS Mariana (Teatro do Sesi), com a participação dos músicos da banda.

Sobre Celso Moreira

Mineiro, nascido em Guanhães, descende de uma família que sempre cultivou o gosto pela música, a exemplo de seu pai, Rivadávia Moreira e do irmão, o guitarrista e compositor Juarez Moreira. Aos dez anos já tocava bateria em bailes da cidade, mas ao se mudar para Belo Horizonte, 1968, trocou o instrumento - que não cabia no apartamento - por um violão: seu companheiro de todas as horas até hoje.

Nessa trajetória, Celso Moreira acompanhou músicos como Milton Nascimento, no espetáculo Missa dos Quilombos e gravou em todas as faixas do álbum homônimo, tendo viajado em turnê por todo o Brasil e Espanha. Acompanhou o saxofonista Nivaldo Ornelas em turnê por cidades de São Paulo e de todos os estados do sul do país. Com este gravou também o CD Reciclo. Atuou também como violonista em todas as faixas do CD de Gisela Gonçalves, com arranjos e direção musical de Wagner Tiso. A partir de 1980 começou a compor e a se consagrar no meio musical, tendo recebido prêmios importantes: o Troféu “Faísca” - como músico mais atuante do ano -, assim como, duas vezes, o prêmio BDMG Instrumental como melhor músico. Participou também do festival internacional de jazz (Tudo é jazz) por dois anos consecutivos, em Ouro Preto. Neste ano, foi também jurado do prêmio BDMG Instrumental, assim como do Troféu Marco Antônio Araújo, pelo BDMG.

Em 2007 lançou o seu primeiro álbum solo, o CD - Celso Moreira “Autoral” com participação de Juarez Moreira e composições próprias, exclusivamente. Já em 2011 foi a vez do segundo CD, “Cenas Brasileiras”, com músicas autorais e de outros compositores, tais como Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa e Braguinha. Em 2014, gravou seu primeiro DVD composto por uma mescla do repertório de seus trabalhos anteriores.

Programção

  • Data: 12 de julho
  • Horário: 19h
  • Local: SESI Mariana Centro de Cultura (rua Frei Durão, 22).
  • Classificação: Livre
  • Ingressos: Entrada Gratuita
Celso Moreira celebra 40 anos de carreira com seu show “Trajetória” pelas terras de Minas Gerais
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook