Cemi de “casa nova”

Itabirito,
13 de Abril de 2018

Poliesportivo da Carioca recebe temporariamente alunos para reforma na antiga sede

Os alunos do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi) estão de “casa” nova! Depois de décadas de funcionamento, a sede da escola vai passar por uma reforma nunca realizada anteriormente. Por este motivo, desde o dia 14 de março, a escola foi transferida para as dependências do Poliesportivo Francisco Carlos Bernardes de Oliveira, popular e carinhosamente conhecido como Poliesportivo da Carioca, no bairro Santa Rita.

Estrutura

Um estudo minucioso está sendo realizado na sede para uma reforma nunca vista na história da cidade. A escola, que é centenária e tombada pelo Patrimônio Histórico, passou por diversas manutenções no decorrer do tempo, mas nunca por uma reforma estrutural geral. O espaço do Poliesportivo possui cozinha, três salas de aulas, espaço para administração, maquinários e depósitos, laboratório de ciências e sala para professores, além de vestiário, banheiros e portaria. Outras cinco salas modulares foram construídas na quadra externa para receber cerca de 500 alunos, divididos em três turnos. A sede temporária conta, ainda, com um anexo externo que funciona como salas de aula, informática e biblioteca.

Para os alunos do Cemi, a nova instalação da escola foi uma grande surpresa. “A estrutura é muito boa. Eles organizaram muito bem, nem imaginava que seria desse jeito! Temos ar condicionado e a estrutura modular que virou uma excelente sala de aula”, aprovou Pablo Gabriel Bonora Mateus, de 12 anos, aluno do 7 º ano. Opinião compartilhada pela aluna do 6º ano, Laura Júlia Nascimento de Souza, de 11 anos. “Já gostava muito do Cemi no antigo prédio e aqui gostei ainda mais. As salas são muito bem estruturadas. Todas as escolas pensam sempre nos alunos antes de fazer qualquer coisa e eles fizeram tudo pensando no nosso bem e no nosso futuro”.

Benefícios

Para a diretora da escola, Eliane Aparecida de Souza, a mudança foi benéfica. “Estamos com salas amplas e pintadas em um espaço maior para os alunos. Aqui, temos muitos banheiros também, o que era um problema na antiga sede, por causa da infraestrutura. Os alunos e servidores estão gostando muito do novo espaço, que é mais seguro e confortável para todos. Tivemos um apoio muito grande do Transporte Escolar, com monitoras na porta da escola, o que garante maior segurança na chegada e saída de alunos”.

Educação Infantil

As mudanças foram positivas não somente para os alunos do Cemi, mas também para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pingo de Gente, antes localizada no Poliesportivo, que passou a integrar um novo Polo de Educação Infantil no bairro Munu.

A secretária de Educação, Ana Góis, pontuou os benefícios da mudança para os alunos da Educação Infantil. “Criamos um novo Polo de Educação Infantil, unificando duas escolas: Pingo de Gente e Dona Baratinha. Com isso, foi possível oferecer uma coordenação pedagógica in loco, devido à ampliação do espaço de convivência. Antes, a escola contava com duas salas de aula com 30 alunos por turno, agora são cinco salas, com 90 alunos por turno. Esta foi uma oportunidade para que a Educação criasse mais um Polo de Educação Infantil, com mais conforto e qualidade de ensino”.

Cemi de “casa nova”Cemi de “casa nova”Cemi de “casa nova”Cemi de “casa nova”Cemi de “casa nova”Cemi de “casa nova”
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook