Cerimônia em homenagem a Pedro Aleixo

Mariana,
12 de Agosto de 2015

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior “Du”, representou o executivo dia 1º de agosto, no distrito de Bandeirantes, em homenagem da Academia Marianense de Letras ao aniversário de nascimento do presidente Pedro Aleixo, ocorrido em 1901.

A cerimônia ocorreu no imponente solar da Rua da Glória, 362, hoje denominado Memorial Pedro Aleixo. Após o evento acadêmico, a homenagem se encerrou com a missa concelebrada, na igreja São Sebastião, pelos padres Geraldo Barbosa, pároco do distrito, e José Carlos Brandi Aleixo, filho do ex-presidente. O coral Recriavida, mantido pela Prefeitura de Mariana, esteve presente cantando o Hino Nacional e o Hino de Mariana e participando da missa sob a regência do maestro Cristiano Silva. Na ocasião, o prefeito falou da importância daquela cerimônia quando teve a oportunidade de aprender muito sobre Pedro Aleixo, principalmente pelo exemplo deixado como líder político.

O presidente da Academia Marianense de Letras, professor Roque Camêllo, encerrou a sessão dizendo que “os moradores de Bandeirantes têm total legitimidade para colaborarem com o Memorial Pedro Aleixo para que ele se consagre não só como uma referência turística, mas também como um centro de conhecimento da história de um cidadão que pautou sua vida pela honestidade e dignidade, sacrificando-se pelo bem da Pátria”.

Durante a solenidade, a Família Aleixo doou à Associação um lote extenso ao lado do Memorial, imóvel que terá múltiplas funções além de sede da nova entidade. O padre José Carlos agradeceu a todos em nome de seus irmãos a homenagem à memória do seu pai e ressaltou que aquele local “será também um espaço de convivência com árvores e flores, ou seja, um futuro bosque onde a natureza reine em paz, enquanto o Memorial guardará, com carinho, a lembrança do mestre ali nascido”.

O respeitável jurista Pedro Aleixo exerceu as funções de catedrático da Faculdade de Direito da UFMG, de deputado federal, de presidente da Câmara dos Deputados e de Vice-presidente da República, Secretário de Estado e Ministro da Educação. Há quatro anos, foi reconhecido ex-presidente da república pela Lei 12.486, de 12 de setembro de 2011, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Cerimônia em homenagem a Pedro AleixoCerimônia em homenagem a Pedro Aleixo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook