Chama Olímpica foi recebida com festa em Ouro Preto

Ouro Preto,
20 de Maio de 2016

Atrações culturais marcaram revezamento da Tocha

A Tocha Olímpica passou por Ouro Preto no dia 13 de maio e atraiu uma multidão que foi às ruas para prestigiar esse importante evento cultural no município.

O revezamento da Tocha começou às 9h45, saindo da rua Padre Rolim. A Chama Olímpica percorreu a rua das Flores, a rua São José e seguiu em direção aos bairros Rosário, Pilar, Barra e Antônio Dias. O percurso foi encerrado na praça Tiradentes, onde um enorme público esperava sua chegada. Moradores de Ouro Preto, esportistas e pessoas que desenvolvem seus trabalhos na internet conduziram a Tocha Olímpica pelas vias da cidade.

“É uma honra para Ouro Preto receber essa tocha, que é a principal representação das Olimpíadas. O que incentiva os nossos alunos a trilharem um bom caminho é o esporte. Então, é de suma importância que os estudantes estejam aqui e que eles também acompanhem todos os jogos e saibam da importância que as Olimpíadas têm para o país”, afirmou a professora Monica Nepomuceno.

O evento contou com atrações artísticas e esportivas em pontos de passagem da Tocha. Participaram das apresentações o projeto Comunidade em Movimento, o Grupo Renascer, equipes de Judô, de Tae kwon do, de ginástica de trampolim, bandas de música, escola de samba e o bloco Zé Pereira dos Lacaios.

O prefeito José Leandro participou da celebração e falou sobre a satisfação de Ouro Preto receber o símbolo olímpico.“Mais uma vez Ouro Preto é cenário e se sente muito privilegiada. Nós trabalhamos para fazer esse evento com muito carinho e dedicação. Estamos hoje com a felicidade de poucos no mundo e os ouro-pretanos estão felizes com certeza. Os jogos representam o espírito de não às guerras, não à fome e não à miséria”.

O secretário de Esportes e Lazer, Geraldo Magela Ferreira, o Ladinho, explicou que a passagem da Tocha é um incentivo ao esporte e à educação do município. “Este é um evento de grande magnitude. Talvez nunca mais aconteça isso em Ouro Preto. Aqui é uma cidade berço cultural, universitária e que entusiasma o esporte, portanto, o contato com a Tocha é de grande importância para nós”.

O mestrando em Geotecnia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Matheus Oliveira Xavier, tem uma página nas redes sociais que fala sobre o diabetes. Matheus também foi indicado para conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas da cidade. Ele que já visitou quatro cidades olímpicas pelo mundo e comentou que participar deste momento “é um sonho que se realiza, não só carregar a Tocha, mas receber as Olimpíadas no Brasil”.

O encerramento aconteceu no final da manhã. Grupos culturais de Capoeira, Pastorinhas e Fanfarra encerraram a celebração. Em seguida, a tocha seguiu para Itabirito.

Ouro Preto participou do revezamento da Tocha Olímpica a convite do Comitê Rio 2016. O município ficou responsável pela infraestrutura e logística para o evento, não arcando com nenhum custo adicional ou pagamento de franquia ou, ainda, despesas com alimentação, hospedagem e transporte para as equipes do Revezamento. O contrato entre o Município e o Comitê Rio 2016 encontra-se à disposição de qualquer cidadão na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Chama Olímpica foi recebida com festa em Ouro PretoChama Olímpica foi recebida com festa em Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook