Chapa contesta resultado da eleição para reitor da Ufop

Ouro Preto,
26 de Dezembro de 2012

Enquanto o governo federal está em vias de homologar o resultado da eleição que marcou a escolha dos membros da próxima gestão da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Chapa 1, liderada pelo professor e então candidato a reitor, Jaime Antônio Sardi, entrou com um pedido de impugnação do resultado das urnas, alegando possível fraude e manipulação das cédulas. Além da Comissão de Pesquisa Paritária, o pedido foi encaminhado à Comissão de Ética e ao Conselho Universitário da Ufop.

Por sua vez, o Colégio Eleitoral da Universidade confirmou as indicações da Pesquisa Paritária e encaminhou, na semana passada, os nomes dos professores Marcone Jamilson e Maria Célia para apreciação do governo. Segundo a chapa derrotada, “um ocupante de cargo de confiança na Universidade, interessado no processo, teria tido amplo e irrestrito acesso às urnas de Ouro Preto e Mariana e, assim, substituído e manipulado as cédulas, influenciando no resultado do pleito. Uma coisa é ter as urnas entregues e transportadas pela Polícia Militar e outra bem diferente é o chefe da vigilância administrar a sua condução, recepcioná-las pessoalmente, e acomodá-las dentro do Quartel. Exatamente nestas urnas há discrepância grande entre a expectativa e a apurado. (...)”, alega Sardi, que informa que solicitou à Presidência da mesa a conferência das rubricas das cédulas, com o objetivo de “impugnar os resultados até ulterior deliberação”.

A chapa 4, que saiu vitoriosa, foi composta pelo professores Marcone Jamilson e Maria Célia, eleitos reitor e vice-reitor, respectivamente, para o próximo quadriênio (2013-2016). Ela venceu a disputa com a média de 53,14% (3.394 votos) da preferência do leitorado formado por professores, técnicos e estudantes. Em segundo lugar ficou a chapa 1, com 1.115 votos (22%), seguido da chapa 3, que obteve 17,1% (796 votos). De acordo com a Pesquisa Paritária, 5.624 pessoas foram às urnas nos dois dias de votação, 5 e 6 de dezembro. A última etapa do processo é a homologação dos nomes indicados, de acordo a Lei Federal nº 9.192/95, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes universitários, e a Resolução nº 1.436 do Conselho Universitário da Universidade. Marcone Jamilson tomará posse em fevereiro de 2013.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook