Chapas na disputa pela reitoria da UFOP se acusam de conduta anti-ética

Ouro Preto,
01 de Dezembro de 2012

Representantes da chapa 5, que concorre a reitoria da UFOP, composta pelos candidatos e professores, Ernani e Seixas, encaminharam ao jornal O LIBERAL denúncia de conduta anti-ética, por parte da chapa 4, composta pelos professores Marcone e Celinha. De acordo com a chapa 5, parte do conteúdo programático divulgado pelos candidatos da chapa 4 seria plagiado do conteúdo elaborado pela chapa 5.

Ainda segundo a chapa 5, “os trechos similares entre as cartas-programa se devem à utilização indevida e não autorizada de parágrafos do manifesto contido na nossa carta-programa. Nós possuímos o direito autoral sobre o nosso manifesto”, afirmam. O candidato Ernani também informou, à reportagem de O LIBERAL, que a situação motivou a criação de uma comissão de ética ad hoc.

Já a chapa 4, acusada da conduta anti-ética, soltou comunicado, veiculado na rede social facebook, em que afirma que o conteúdo programático foi criado à várias mãos, e que inclusive, o candidato a vice-reitor pela chapa 5 fez parte da chapa 4, como coordenador de campanha, e participou ativamente na elaboração do conteúdo programático, que posteriormente seria taxado como plágio. Assim, a chapa 4 estabeleceu a acusação como “absurda”, e argumentou que os trechos de texto sob escrutínio foram elaborados de modo coletivo, quando o atual candidato pela chapa 5 ainda fazia parte da chapa 4. O jornal O LIBERAL tentou entrar em contato com representantes da chapa 4, mas não teve sucesso, até o momento.

As eleições para a reitoria da UFOP ocorrem na próxima semana, nos dias 5 e 6 de dezembro, e o orçamento da instituição, projetado para o ano de 2013, esbarra nos R$ 300 milhões, e é similar ao estipulado para toda a cidade de Ouro Preto, para o mesmo período.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook