‘Chuva’ de poeira transtorna moradores de Santo Antônio do Leite

Ouro Preto,
04 de Agosto de 2017

Virou poeira a promessa feita há anos de pavimentação da Rua José Geraldo Pereira, no distrito de Santo Antônio do Leite. Moradores da localidade continuam sofrendo com a falta de infraestrutura no distrito. Eles lutam para que, especificamente, entre outras demandas, a pavimentação da referida rua seja realizada. Com o aumento do tráfego de caminhões há cerca de dois meses, a situação tem piorado e eles sofrem bastante com as nuvens de poeira, que os caminhões levantam na estrada.

A estrada liga o distrito à cidade de Ouro Branco e faz parte do caminho da Estrada Real. Os caminhões abastecem as mineradoras situadas ao longo do percurso, e a movimentação começa logo cedo, por volta das 4h30 da manhã. A poeira não afeta só a saúde, mas também suja os imóveis, móveis e até mesmo estraga os eletrodomésticos de quem mora ao longo da estrada. “Você não tem como ter a casa limpa de tanta poeira. Tudo estraga. A gente ‘come’ poeira de manhã, de tarde e a noite, o dia inteiro. Sem contar o mal que essa poeira tem feito à nossa saúde. Alguns moradores já foram embora daqui por causa disso. Nós não vamos, pois não temos para onde ir. É um desrespeito com o ser humano”, desabafa uma das moradoras. “Estamos abandonados, quando não é poeira, é barro. Não podemos nem tomar banho de sol na porta. Tem uma pessoa cadeirante na casa. Colocar a cadeira no sol é comer poeira na certa. Estamos cansados de tanta promessa. Toda época de eleição é a mesma coisa e nada é feito. Moro aqui há mais de 15 anos e até hoje nada foi feito”, reclama outra moradora.

Não são poucos os transtornos de morar numa rua sem pavimentação. Além da poeira que incomoda, algumas casas já apresentam muitas rachaduras, com grande risco à vida dos moradores. Durante as entrevistas, a reportagem do jornal O LIBERAL flagrou a movimentação de caminhões e pôde comprovar como a grande quantidade de poeira, causada pelo tráfego dos veículos pesados, prejudicam a população.

Os moradores ainda afirmaram que a melhoria de estrutura do distrito, principalmente da referida rua, foi promessa de campanha, mas que ainda não foi viabilizada. Além disso, falta iluminação pública, a capina é realizada pelos próprios moradores e por causa da poeira, o caminhão de lixo não passa na Rua José Geraldo, tendo os moradores que levarem o lixo até outra rua.

Segundo o Departamento de Infraestrutura da Prefeitura de Ouro Preto, “a equipe já fez a avaliação do local, porém a obra não tem previsão de início pois trata-se de uma obra grande que necessitará de muitos recursos, os quais ainda não foram disponibilizados para tal. No entanto, se a população desejar outras melhorias na via (que não o asfaltamento) ela pode (e deve) entrar em contato com a Secretaria de Obras para que o serviço seja providenciado”.

‘Chuva’ de poeira transtorna moradores de Santo Antônio do Leite‘Chuva’ de poeira transtorna moradores de Santo Antônio do Leite‘Chuva’ de poeira transtorna moradores de Santo Antônio do Leite
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook