Com a praça aberta, Mariana completa 321 anos no dia 16 de julho e volta a ser capital

Mariana,
14 de Julho de 2017

Com a Praça Minas Gerais aberta para a população, o governador Fernando Pimentel e o prefeito Duarte Junior presidem, no domingo (16), às 10h, em Mariana, a comemoração oficial do Dia do Estado de Minas. A solenidade cívica é realizada, às 10 horas, na Praça Minas Gerais, no centro histórico. Na ocasião, personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado serão agraciados com a comenda do “Dia de Minas”.

Na cerimônia, o governador passará em revista a tropa da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais. Cumprindo a tradição do dia 16 de julho, é assinado o decreto de transferência simbólica da capital do estado para Mariana. A solenidade remonta às tradições de Minas. Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital do estado.

Somente mais tarde se transformou em município e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem de Dom João V à sua mulher, a rainha Maria Ana. O título de capital durou nove anos. Em 1720, a sede do Estado foi transferida para Ouro Preto. Em alusão a importância da primeira sede do governo mineiro foi instituída há 36 anos o Dia de Minas.

Atrações culturais vão movimentar a primaz - O dia 16 de julho é aniversário de Mariana, que comemora 321 anos. Para marcar esta data, atrações artístico-culturais irão movimentar o fim de semana na cidade. No sábado, 15, a Praça da Sé será palco para que as 11 bandas de música de Mariana apresentem seus tradicionais dobrados e músicas populares no Encontro de Bandas de 2017, uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio.

O evento tem como objetivo preservar e difundir a tradição das bandas de música na região. As bandas chegarão a Praça em desfile individual, para, às 14h, iniciar as apresentações, onde cada uma apresentará três músicas. Para encerrar, acontecerá o tradicional bandão. No domingo, 16, a Praça Gomes Freire será palco para os artistas locais. Às 16h teremos Chorinho na Praça com o Grupo 13 Cordas e Gisele Couto. Em seguida, às 20h30, teremos um show com Clérisson Araujo. As atrações serão abertas ao público.

Com a praça aberta, Mariana completa 321 anos no dia 16 de julho e volta a ser capital - Foto de Gil Leonardi
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook