Com aproximação da campanha eleitoral, debate esquenta na Câmara

Itabirito,
02 de Março de 2012

Vários temas foram discutidos na Câmara de Itabirito na reunião deste dia 27 último. O vereador Edgar Boca Preta (PMDB) apresentou proposta para os taxistas da cidade, que segundo informa “precisam de uma padronização que regularize a situação destes na cidade, pois isso implica até mesmo na ausência de táxis no período noturno”. Segundo Edgar, Itabirito é uma cidade atípica, pois a presença de empresas como a Vale colocam pressão extra sobre a demanda. Falando ainda sobre os táxis, o vereador Ilacy Simões (PDT) afirmou que é “óbvio que o taxista não vai querer atender a Vale. Veja as condições dos locais que eles precisam ir, a Vale tem uma bela campanha pela mídia, mas na prática, e vi isso in loco, existem minerações até mesmo sem barragem de rejeito, na altura de Congonhas. É preciso que a empresa pare de visar apenas o lucro!”, criticou.

A vereadora Celina da Cunha (PSDB) cumprimentou as campanhas anti-drogas realizadas no carnaval, em especial pela igreja batista Shalom, dos pastores Roberto e Edna. “Isso foi importante, especialmente pelo fato de haver muito uso de drogas nesse último carnaval, infelizmente”. Passando às críticas, Celina apontou a falta de ambulância na Praça da Alimentação, na sexta-feira de carnaval. “Ajudei numa emergência, duma pessoa que tinha passado mal e desmaiado, e não havia qualquer facilitador ao atendimento”, disparou. Celina também criticou a higienização pós-carnaval, segundo ela, alguns locais “estava terrível o cheiro, mesmo 6 dias após o fim do carnaval”. Ainda sobre o tema limpeza, o vereador Alex Salvador (PSD) criticou a situação no Alto do Cristo, que se encontra “tão descuidado, que há até mesmo fezes na lanchonete”.

Poderia a ficha limpa impedir candidaturas em Itabirito?

Também em sua fala, o vereador Alex levantou questão controversa, ao afirmar que o atual prefeito, Manoel da Mota (PMDB) não poderia, impedido pela recentemente aprovada lei da Ficha Limpa, se candidatar. “Hoje, com base no que diz minha assessoria jurídica, o atual prefeito não pode ser candidato”. Em entrevista ao O LIBERAL, o vice-prefeito Rildo Xavier rebateu Alex, dizendo “que é Alex quem deve se preocupar, pois as contas dele para o exercício de 2009 foram reprovadas pelo Tribunal de Contas”.

Zé Maria contra ataca denúncias

O vereador Zé Maria (PSD) resolveu se pronunciar também, na última reunião, sobre dúvidas lançadas contra si, de que teria embolsado dinheiro de viagem declarada, mas não realizada, em nome da Câmara. Zé Maria requisitou informação dando conta de todas as viagens realizadas pelos vereadores, de modo que possa conferir transparência ao uso da verba para viagens a serviço. “Recentemente, vimos no noticiário prisões por uso indevido do dinheiro público, de um ex-vereador de outra cidade. Tenho certeza que se abrirmos esses dados, tem vereador aqui que tem com o que se preocupar. E posso garantir, não sou um deles”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook