Com tradição no esporte, Itabirito sedia Copa Mineira de DownHill

Itabirito,
28 de Abril de 2016

O alto do Cristo foi palco da 1ª Etapa da Copa Mineira de DownHill – Desafio do Ouro II, no último domingo, 10 de abril. Cerca de 140 atletas de todo o Brasil e do Chile participaram da prova de 1800m de descida em alta velocidade com obstáculos. A corrida também contou pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Os atletas participaram das provas em 16 categorias. Os atuais campeões brasileiros de downhill, Bárbara Jechow e Bernardo Cruz, faturaram a prova na categoria mais importante: Elite (Feminino e Masculino). Esta é a primeira edição da Copa em um novo formato, que contará ainda com outras quatro etapas. Itabirito foi escolhida para sediar a primeira prova devido a sua tradição no esporte. “A escolha do município como cidade sede da primeira etapa é mais uma comprovação da qualidade de pista e da preparação de Itabirito para receber eventos esportivos deste porte”, salientou o secretário de Esporte e Lazer, Alessandro Massaini. “A realização de eventos esportivos ajuda a movimentar a economia da cidade. Recebemos atletas de várias partes do país que se hospedam nos hotéis, almoçam e jantam nos restaurantes e passam a conhecer o potencial da cidade”, reforçou o prefeito Alex Salvador.

Prova Aprovada

A prova foi aprovada por atletas e comissão organizadora. Para o comissário da CBC Júlio César Macchi, o resultado foi positivo. “A pista é excelente e a prova atraiu um grande número de atletas de alta categoria”, comemorou. “A cidade tem uma forte tradição em downhill e o apoio diferencial da Prefeitura é essencial para a organização da prova”, completou Alvim.

A qualidade da pista foi um diferencial para os atletas. “A estrutura da prova está de cinema e a pista é perfeita. Na cidade, todo mundo nos recebeu muito bem e teve boa vontade em ajudar. Valeu a pena percorrer os 1200 km de Santa Catarina até aqui. A organização está de parabéns”, afirmou Rafael Edwald, atleta de Schroeder, Santa Catarina.

“É a primeira corrida que participo. Como Itabirito é muito conhecida no esporte, quis vir conhecer. A pista é excelente, o ambiente é muito bacana e o visual do Cristo é sensacional”, disse Daniel Teixeira, atleta de Contagem.

Benefício para os atletas locais

Ter uma prova com contagem de pontos para o ranking nacional, com atletas de ponta na própria cidade é uma forma de incentivo para os pilotos locais. “Nem sempre conseguimos participar de eventos como este, pois fica caro. Precisamos pagar a inscrição, o deslocamento e a hospedagem. Por isso, quando acontece em nossa cidade é uma oportunidade muito boa para nós. Além disso, é nosso ambiente e estamos acostumados com a pista”, explicou o atleta de Itabirito Mayco Jonathan, que pratica o esporte desde 2009.

Com tradição no esporte, Itabirito sedia Copa Mineira de DownHillCom tradição no esporte, Itabirito sedia Copa Mineira de DownHill
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook