Combate à dengue depende de todos

Itabirito,
28 de Abril de 2016

Prefeitura de Itabirito realiza uma série de ações para combater a doença, mas participação da população é fundamental

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando inúmeras ações em todo o município com o objetivo de combater focos da dengue. Somente este ano já foram realizadas cerca de 14.500 visitas dos agentes de combate a endemias aos locais com possíveis focos da doença. Além disso, foram atendidas 328 denúncias de focos do mosquito e realizadas 11 palestras educativas em empresas, escolas e associações. A Secretaria de Saúde ainda realizou 20 ações de fumacê nos bairros Capanema, Nossa Senhora de Fátima, Agostinho Rodrigues, Funcionários, Padre Adelmo, Lourdes, Santa Efigênia, Monte Sinai, Boa Viagem, Vila Gonçalo, Santo Antônio, Quinta dos Inconfidentes e Centro, além de oito mutirões de limpeza. O bairro Vila Gonçalo irá receber a ação no dia 18 de abril.

No entanto, para evitar a proliferação da doença é de extrema importância a participação e colaboração da população evitando, por exemplo, acumulo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, entre outros. “Muitas pessoas acreditam que o fumacê é que vai resolver o problema, quando na verdade o inseticida só mata o mosquito adulto. As ações devem ser nos criadouros, pois não adianta acabar com os mosquitos adultos, sendo que em menos de uma semana as larvas se transformam em mosquitos. A maioria dos criadouros, 80% estão dentro das casas, por isso é necessária a participação da população”, explica, Kátia Pacheco, diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabirito.

“Há casos de dengue em nossa cidade sim, mas apesar de estarmos com um número maior em relação ao ano passado, não estamos enfrentando uma epidemia. Estamos monitorando estes dados, semanalmente, e a Prefeitura está preparada para atender toda a população”, explica o vice-prefeito, Wolney de Oliveira.

Outras informações ou dúvidas sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone 3561-4033.

Números da dengue em Itabirito de 1º de janeiro até o dia 11 de abril

*Registrado um caso importado de Chikungunya que veio de outro Estado.

*Um caso de Zika registrado no município.

*Casos de dengue: 296 notificados; 94 positivos; 93 negativos e 109 em investigação.

Combate à dengue depende de todos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook