Comissão de Direitos Humanos da Câmara visita Presídio de Ouro Preto

Ouro Preto,
04 de Janeiro de 2012

Na manhã do dia 19 de dezembro, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Júlio Pimenta (PPS), Luiz Gonzaga (PR) e Silmério Oliveira (DEM), esteve no Presídio de Ouro Preto. A visita foi realizada a fim de apurar denúncias feitas por Maria das Graças Carvalho, conhecida como “Gracinha da Reciclagem”, que é mãe de um dos presos, durante Reunião da Câmara realizada no dia 6 de dezembro.

“Conversamos em todas as celas. Todas as vezes que chegou uma denúncia à Comissão, nos reunimos, fizemos o nosso papel. E trazemos à tona, ao público, a verdade. Se estiver errado, a gente vai falar”, ressaltou o vereador Luiz Gonzaga sobre os trabalhos da Comissão de Direitos Humanos. Segundo o edil, houve reclamações em relação ao fato de a comida, às vezes, chegar “azeda”. A Diretora Geral do Presídio, Isabela de Oliveira Mendes, afirmou que, as poucas vezes que isso aconteceu, foram fornecidos novos marmitex aos custodiados, sendo que eles nunca consumiram alimentação fora do padrão de qualidade. Ainda segundo Isabela, a mesma alimentação dos presos é fornecida aos servidores do Presídio.

Outra denúncia feita na Câmara foi de que as famílias dos presos não são comunicadas quando os mesmos são transferidos. A Diretora Geral do Presídio, Isabela Mendes, informou que os procedimentos questionados sobre a transferência dos 47 presos condenados, em regime fechado, para o Complexo Penitenciário de Ponte Nova, em novembro deste ano, foram realizados atendendo a critérios de segurança. Isabela informou, ainda, que posteriormente à transferência, todos os familiares dos custodiados foram avisados sobre o local, endereço e telefone da Penitenciária de Ponte Nova.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Júlio Pimenta, os vereadores visitarão a empresa responsável em fornecer a alimentação ao Presídio de Ouro Preto. A Comissão tentará, ainda, sanar junto ao Presídio, problemas em relação às visitas dos familiares aos presos, em dias de chuva, providenciando cobertura para o pátio do Presídio.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook