Complexo Turístico da Estação é tema do programa Terra de Minas

Itabirito,
10 de Fevereiro de 2012

Localizada a 50 Km da capital mineira, Itabirito chamou a atenção da equipe do programa Terra de Minas, da Rede Globo. No dia 27 de janeiro, a equipe do programa esteve na cidade para conhecer o Complexo Turístico da Estação e contar a sua história em uma das próximas edições do Terra de Minas. “Nosso objetivo é mostrar as cidades que fizeram das suas estações de trem pontos de encontro e cultura para os moradores locais e visitantes”, enfatizou Luisa Torres, repórter da Rede Globo.

O itabiritense Jaime Viana das Flores, que começou a trabalhar na ferrovia em 1949, foi entrevistado pela repórter e se mostrou orgulhoso por representar a cidade. “A praça está muito bonita, bastante conservada. Neste local, eu consigo reviver momentos de uma história de vida. Foram 30 anos trabalhando na ferrovia e agora eu vejo que ela está representando nossa cidade como cultura e lazer para os moradores”, esclareceu Jaime.

“O cidadão mais jovem terá a oportunidade de saber que a estação e a linha férrea foram decisivas para o engrandecimento de Itabirito, que chegou a ocupar o segundo lugar em industrialização no estado de Minas Gerais, principalmente através das sapatarias, curtumes, fábricas de tecidos e outras”, finaliza Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo. O programa Terra de Minas vai ao ar aos sábados, a partir das 11h55.

História

Em 16 de julho de 1887, inaugurou-se a estação, que ligava Itabirito ao Rio de Janeiro. Em 2003, a obra foi restaurada pela Prefeitura tornou-se um importante local de eventos culturais, shows e ponto de encontro dos jovens e, atualmente, abriga a Biblioteca Pública Municipal, o Centro de Referência e Informações Turísticas (Crit), a Sala dos Ferroviários, uma loja de artesanato e o Trapiche Assitur, além de um comércio com comidas típicas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook