Conexão@Ouro Preto encerrou atividades com saldo positivo

Ouro Preto,
24 de Novembro de 2013

Evento contou com a participação da comunidade escolar de Ouro Preto, que marcou presença nas palestras e mini-cursos da mostra

Chegou ao fim na quarta-feira, 20, a Mostra de Produtos e Fazeres Educacionais: Conexão@Ouro Preto. O evento, uma iniciativa das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Patrimônio e Casa Civil, contou com a participação de educadores e gestores das redes pública e privada de ensino de Ouro Preto. Segundo José César de Souza, secretário municipal de educação, o resultado foi gratificante. “Foi de grande valia tudo que foi apresentado aqui. Vejo a iniciativa como o início de uma discussão que precisa avançar ainda mais e também como um encorajamento, para que nós professores, repensemos toda nossa prática, tudo que podemos fazer, não deixando de fora nunca as novas tecnologias”, disse.

A mostra, que contou com a curadoria do educador João Alegria, trouxe a Ouro Preto profissionais de renome na área da educação como Thelma Polón e Celso Antunes, que falaram sobre “Escola e Família: Territórios da Educação” e “O chão da escola no século XXI: novas e antigas formas de aprender e ensinar”, respectivamente. Além disso, tiveram destaque os mini-cursos: “Como fazer vídeos com o telefone celular”, com Túlio Drumond; “Práticas Docentes para a Educação Digital”, com Mariana Ferreira Gomes Côrrea; “Conhecendo Melhor os Jogos Eletrônicos”, com Guilherme Xavier; “Contar Histórias para Aprender Melhor”, com Benita Prieto; “RPG e o Livro Jogo”, com Tiago Silvério, “Introdução às tecnologias contemporâneas”, com Marcelo Pereira e “Literatura Infantil e Alfabetização”, com Rosângela Márcia Guimarães.

Toda a programação do evento foi gratuita e teve como objetivo estimular os docentes à reflexão sobre como as novas tecnologias de informação e comunicação, as chamadas TIC’s, podem ser inseridas no processo de ensino e utilizadas verdadeiramente como ferramentas pedagógicas. A troca de experiências promovida pelo evento foi tão positiva, que já está nos planos da Secretaria de Educação, uma nova edição. “A ideia foi lançada e a gente espera aguçar na cabeça das pessoas o interesse para que a participação se torne a cada ano, mais efetiva. A intenção agora é reunir mais pessoas dentro destes grupos que foram formados no evento, para estimular as discussões e as iniciativas nessa linha da introdução das novas tecnologias no processo de ensino”, frisou.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook