Conferência debate os direitos e deveres de crianças e adolescentes

Itabirito,
09 de Abril de 2015

O público jovem participou ativamente da Conferência, somando 50% dos participantes

Discutir os direitos e deveres da criança e do adolescente foi o assunto da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 27 de março, no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Itabirito.

Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente”; a conferência teve por objetivo desenvolver uma reflexão, junto à sociedade e ao poder público, a fim de promover a ampliação da participação, do controle social e do apoio institucional para a consolidação do assunto como prioridade.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, “é dever da família, da sociedade e do Estado ofertar às crianças e adolescentes condições e possibilidades para que elas próprias construam suas histórias, com boas referências para que possam fazer boas escolhas. Por isso, este é um momento muito importante em nossa sociedade, onde reunimos toda a Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente, para que possamos discutir e deliberar ações que contribuam efetivamente para a defesa e proteção deste público”.

Autoridades e sociedade civil participaram da conferência, totalizando 125 convidados e 49 delegados. Também estiveram presentes no evento os alunos das escolas municipais Laura Queiroz, Manoel Salvador de Oliveira, Escola Municipal José Ferreira Bastos e Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi); das Estaduais Intendente Câmara e Henrique Michel, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-Itabirito) e da escola particular Professor Jayme Souza Martins. Entidades como a Associação Cultural os Canarinhos de Itabirito, Casa do Adolescente, Movimento Debut Cristão, Associação Casa Lar de Itabirito, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabirito (Apae), FANPAZ, Ciranda da Arte e a Pastoral da Criança também marcaram presença no evento. Além destes, marcaram presença os representantes do Conselho Tutelar, do Comissariado de Menores, Polícia Militar, Polícia Civil, diretores, professores e supervisores de Escolas. Ao todo, crianças e adolescentes somaram mais de 50% dos participantes, um dado surpreendente.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix, ressaltou que “o Conselho atua como caráter deliberativo e tem como principal atribuição fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja cumprido em Itabirito. Participar de uma conferência como esta, com a presença significativa deste público, foi de suma importância para nós”.

Para o presidente da Câmara dos vereadores Maximiliano Fortes, “a realização desta conferência foi muito importante, já que discutiu junto à comunidade, as políticas públicas que irão atuar no dia a dia”. Entretanto, o prefeito Alex Salvador ressaltou que, apesar de todo o empenho do executivo para dar apoio às crianças e adolescentes, a iniciativa deve partir, também, de dentro de casa. “A família também deve se atentar aos cuidados com os seus filhos. Só assim, conseguiremos realizar um trabalho pleno”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook