Conferência define as metas e ações para assistência social em Mariana

Mariana,
19 de Agosto de 2015

Discutir e avaliar as diretrizes no âmbito da assistência social em Mariana foram os objetivos da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na quinta-feira (06) pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Mariana. Foram aprovadas 14 propostas a serem implementadas pelo município.

O evento teve como tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026” e contou com a participação pública na criação de um espaço democrático onde sociedade civil e governo dialogaram e apontaram novos rumos.

O prefeito de Mariana, Duarte Junior “Du”, participou da abertura da conferência ao lado da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Regiane Oliveira, do secretário adjunto, João Paulo Batista, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Teresa Cristina dos Santos, além de vereadores. “A realização dessa conferência é de grande importância para mudarmos os rumos na assistência social em nossa cidade”, destacou o prefeito.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Regiane Oliveira, o encontro promoveu, de fato, a discussão sobre as ações e programas desenvolvidos na Ação Social. “A Conferência foi bem frutífera nesse aspecto, onde pudemos ouvir usuários, e também pessoas que foram “delegados” e representaram vários cidadãos do município”, afirmou.

Na primeira parte da conferência teve a palestra do professor da UFOP, Roberto Coelho do Carmo, que explicou os fundamentos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e promoveu debate entre os presentes. A dona de casa, Lúcia Antunes, usuária do CRAS Cabanas esteve na conferência e aprovou a abertura para os debates. “Eu vim na conferência para acompanhar e apoiar os novos rumos da assistência social de Mariana. Espero que continue sendo acolhedora, como já é”, disse.

Para a usuária do CRAS Cabanas, Mirtes Bento, comparecer a esse encontro foi importante para ficar por dentro das dificuldades do município. “A partir dessas dificuldades é que podemos formular propostas de melhorias que muitas vezes podem virar lei beneficiando a nós mesmos”, disse.

Na segunda parte da conferência, os grupos foram divididos para discutir as propostas levantadas nas pré-conferências, de acordo com cada dimensão. A logística tornou o debate mais fácil, possibilitando os grupos chegarem a um acordo na votação das propostas apresentadas. Ao voltar para o saguão principal da conferência, técnicos, usuários e demais participantes puderam ouvir e opinar a respeito das novas propostas expostas, para enfim os delegados escolhidos nas pré-conferências, votarem naquelas que ganharam notoriedade para irem para a plenária estadual.

As propostas aprovadas na conferência segue para a plenária estadual e depois para a plenária federal. “Geralmente conseguimos muitas coisas através da conferência, o CRIA (Centro de Referência da Infância e Adolescência), por exemplo, veio como proposta de uma dessas reuniões”, disse a costureira, Rita Dias.

Conferência define as metas e ações para assistência social em Mariana - Foto de Élcio Rocha e Douglas CoutoConferência define as metas e ações para assistência social em Mariana - Foto de Élcio Rocha e Douglas CoutoConferência define as metas e ações para assistência social em Mariana - Foto de Élcio Rocha e Douglas CoutoConferência define as metas e ações para assistência social em Mariana - Foto de Élcio Rocha e Douglas Couto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook