Conferência define políticas para os jovens

Mariana,
05 de Outubro de 2013

Centenas de jovens compareceram ao CRIA (Centro de Referência à Infância e Adolescência) no sábado (28) para a 2ª Conferência Municipal da Juventude. O evento é organizado pela Prefeitura de Mariana.

Com o tema “Juventude em rede para cidadania”, o município de Mariana, com apoio de diversas secretarias, promoveu uma série de debates, atrações e shows, que foram também prestigiados pelo prefeito Celso Cota, secretários municipais e vereadores.

“Essa segunda conferência é importante, pois sabemos da energia e dos sonhos dos jovens, e é preciso aproveitar isso, para, a partir deles, transformar tudo em ideias e projetos, tornando a vontade em uma realização. Além disso, é bom ter a casa cheia e a juventude preparada para esse debate, trazendo a força já evidenciada nas ruas para uma discussão correta. Temos que promover cada vez mais oportunidades como essa, mostrando que o jovem tem espaço na construção da cidade”, disse o prefeito Celso Cota.

Os temas desenvolvidos em diversas salas no decorrer da conferência foram: Mercado de Trabalho; Educação; Vida saudável e Política sobre Drogas; Cultura e Conexão; Segurança; Sexualidade; Respeito às Diferenças; Direito de se Associar e Diálogo com o Governo. O estudante da Escola Municipal Dom Luciano, Lucas, 14 anos, contou que compareceu ao evento com os colegas de classe a fim de participar de quantos eixos fossem possíveis, visto que é uma grande oportunidade para ter conhecimento sobre assuntos pouco discutidos, devido ao tempo hábil, em uma sala de aula.

De acordo com o idealizador e organizador do projeto, Whinter Gonçalves, os objetivos da conferência foram alcançados, garantindo uma aproximação do governo e sociedade na articulação de políticas públicas. “Em 2008 nasceu essa proposta, bastante positiva para a juventude, e de onde demos continuidade, promovendo muitas reuniões e esforços, para que essa oportunidade não se perca, e sim, cresça, juntamente com o espaço do jovem na construção das novas formas de participação política”, afirmou.

Na ocasião, foram eleitos como titular e suplente para participar da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude, os integrantes Gabriel Neme, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o morador Luan, representando os jovens.

Conferência define políticas para os jovens - Foto de Élcio RochaConferência define políticas para os jovens - Foto de Élcio Rocha
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook