Conferência Municipal quer qualificação para cuidadores de idosos em Ouro Preto

Ouro Preto,
05 de Agosto de 2011

A capacitação de profissionais especializados em cuidar dos idosos, a reforma de sanitários e banheiros dos postos de saúde municipais e dos Centros de Referências e Assistência Social (Cras) foram algumas das propostas aprovadas durante a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e que serão encaminhadas à Secretaria de Assistência Social. O encontro foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, no auditório da Escola de Farmácia, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Segundo o presidente do Conselho Municipal do Idoso, José Wellington Pedrosa Xavier, as propostas citadas foram testadas com êxito pela Secretaria de Assistência Social de Belo Horizonte, que já capacitou 127 cuidadores de idosos e reformou 750 banheiros em imóveis utilizados pela municipalidade nas áreas de saúde, lazer e assistência social.

Os participantes do encontro aprovaram também a reivindicação da comunidade de Antônio Pereira no tocante ao direito à gratuidade nos transportes coletivos para os maiores de 65 anos. A localidade é a única de Ouro Preto ainda não beneficiada com o passe livre para os idosos; isso porque o acesso ao distrito é considerado transporte intermunicipal, pois é preciso passar por Mariana. De acordo com Wellington Xavier, o passe livre de um município para o outro, que é assegurado pelo Estatuto do Idoso, atualmente está sendo juridicamente questionado pelas concessionárias dos transportes coletivos.
Compromisso de todos com um envelhecimento digno

A conferência teve como tema “O compromisso de todos com um envelhecimento digno”. A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Municipal do Idoso, Wellington Pedrosa Xavier, e contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, dos secretários municipais da Assistência Social e Cidadania, Paulo Xavier (Pilita), e de Saúde, Ariosvaldo Figueiredo Filho, do vereador Júlio Pimenta e da representante do Conselho Estadual dos Idosos, Ivone Luiza de Macedo.

Os idosos representam mais de 11% da população de Ouro Preto (7.780 pessoas acima de 60 anos). De acordo com Wellington Xavier, o conselho exerce a função de intermediária junto às instituições públicas municipais no sentido de assegurar ao cidadão as condições de um envelhecimento com dignidade e com qualidade de vida. Para ele, “o Estatuto do Idoso é uma grande conquista, mas ainda assim parcelas significativas dos idosos continuam esquecidas”.

O secretário da Assistência Social e Cidadania, Paulo Xavier, afirmou que o êxito de uma política em defesa da qualidade de vida para as pessoas idosas depende muito das parcerias entre as diversas secretarias municipais. A representante do Conselho Estadual do Idoso, Ivone de Macedo, também defendeu que não se pode falar em política para o idoso sem um bom entrosamento entre as áreas da saúde, do lazer e da educação. Ela destacou a importância do funcionamento, em Ouro Preto, da Casa dos Conselhos, o que facilita o entrosamento entre os conselheiros das diversas áreas. Ela também elogiou a presença do prefeito Angelo Oswaldo na reunião. “Já participei de inúmeras conferências municipais dos idosos e foi a primeira vez que vi um prefeito comparecer a esse tipo de encontro”.

Mobilização

Em seu pronunciamento, o prefeito Angelo Oswaldo lembrou o trabalho pioneiro realizado pela Sociedade São Vicente de Paulo no amparo aos idosos, em uma época em que o Estado ainda não tinha grandes preocupações na área das ações sociais. O prefeito enfatizou a importância das mobilizações da sociedade organizada para impulsionar e fiscalizar as ações dos poderes públicos.

O vereador Júlio Pimenta lembrou o significado da mobilização de instituições municipais que congregam a chamada terceira idade no sentido de garantir o direito constitucional da gratuidade ao transporte coletivo aos maiores de 65 anos. Ele ressaltou, ainda, o alcance social do Programa de Atenção ao Idoso (PAI), da Câmara Municipal, que é coordenado por Wellington Xavier.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook