Conferência Municipal reúne mais de 250 jovens para debater desenvolvimento e efetivação de direitos da juventude

Ouro Preto,
02 de Setembro de 2011

A II Conferência Municipal da Juventude reuniu mais de 250 estudantes, entre 15 e 29 anos, residentes na sede e nos distritos de Ouro Preto. O evento teve como tema “Juventude, desenvolvimento e efetivação de Direitos” e foi realizado no último dia 26, no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Os presentes assistiram às apresentações e encenações dos alunos do Colégio Arquidiocesano - Unidade Cônego Diláscio (da Vila Samarco, em Antônio Pereira) e dos participantes do Cras do bairro Alto da Cruz. Durante os trabalhos, dez grupos temáticos debateram questões como mercado de trabalho, capacitação de jovens, educação, segurança, saúde, habitação e sexualidade. As propostas e as sugestões serão encaminhadas às autoridades municipais, estaduais e federais.

O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a importância do Portal da Juventude no Complexo Barão de Camargos, da Escola de Artes e Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), da Casa Lar, e das oficinas ministradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, para a formação de jovens no ensino profissionalizante. “Temos o privilégio de contar com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Fundação Aleijadinho, o Senai e a Faop, com seus cursos profissionalizantes no campo das artes. Além de uma série de escolas estaduais e particulares, dispomos do pré-vestibular Humanista, que tem contribuído muito para abrir as portas do ensino superior para os nossos jovens”.

Durante o encontro, foram escolhidos os delegados para representarem Ouro Preto na Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro, na cidade de Araxá. A representante é Daniela Joyce Bernaldo, integrante do Programa ProJovem de Cachoeira do Campo, e a suplente é Isabelle de Paula Pimentel, do ProJovem de Santo Antonio do Leite.

Mais Centros de Referência para Ouro Preto

Durante a abertura do encontro, o prefeito Angelo Oswaldo anunciou a criação de mais dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), denominados “Casas das Famílias” para o município. Um será implantado no bairro São Cristóvão, em um imóvel popularmente conhecido como “Fazendinha”, e o outro será instalado no distrito de Santa Rita de Ouro Preto.

Atualmente, estão em pleno funcionamento as unidades do bairro Alto da Cruz, de Cachoeira do Campo e de Antônio Pereira. Uma pesquisa recentemente realizada com cerca de 700 moradores, em Antônio Pereira, citou o Cras do distrito como o mais importante serviço de apoio à comunidade local.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook