Conheça os critérios de vacinação contra febre amarela

Itabirito,
27 de Janeiro de 2017

Até o momento, nenhum caso foi registrado na cidade

O Governo do Estado de Minas Gerais declarou situação de emergência devido ao surto de febre amarela no estado. Por isso, diversas pessoas estão procurando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tomarem a imunização. No entanto, a vacinação segue critérios de prioridade.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a administração da vacina está indicada para crianças a partir de nove meses, pessoas que moram ou pretendem viajar para as regiões de risco e não tomaram a primeira dose ou que tomaram somente uma dose há mais de dez anos. As pessoas que tomaram a primeira dose há menos de dez anos ou que já tomaram as duas doses não precisam ser vacinadas.

Em caso de viagem, a vacina deve ser aplicada com antecedência mínima de dez dias. Em Minas Gerais, as regiões de risco, onde foram identificados casos da doença, são os Vales do Rio Doce e do Mucuri e Zona da Mata.

Pessoas com mais de 60 anos, grávidas e lactantes com crianças de até seis meses de idade não têm indicação de tomar a vacina, mas as que se encaixem na situação de risco/prioridade devem passar por avaliação médica antes de serem vacinadas. Ainda de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, todos os municípios estão sendo abastecidos gradativamente com a vacina.

Conheça os critérios de vacinação contra febre amarelaConheça os critérios de vacinação contra febre amarela
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook