Consciência Ambiental tem projeto em Ouro Preto

Ouro Preto,
20 de Abril de 2012

Com a participação do prefeito Ângelo Oswaldo, o proprietário da Fazenda Engenho d’Água, Helton Aguiar Neves, e o presidente do Instituto Xopotó, José Geraldo Rivelli Magalhães, e a Prefeitura de Ouro Preto lançaram o Projeto “Despertar da Consciência Ambiental”, na sede da fazenda, em Engenho D’Água, distrito de Glaura. O objetivo é incentivar, nos estudantes de Ouro Preto, a consciência ambiental, por meio da vivência e do contato direto com o ambiente rural e a natureza.

Alunos das escolas municipais “Benedito Xavier” e “Washington Dias”, de Glaura e São Bartolomeu, conheceram aspectos da conservação da fauna e flora bem como participaram de debates sobre o comportamento cidadão diante da natureza e o consumo consciente. Elas andaram pelas trilhas da Fazenda, admiraram a Floresta Uaimií, entre brincadeiras e jogos que animaram o contato com a natureza.

Para o secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Ronald Guerra (Roninho), esse tipo de atividade consolida um conhecimento mais amplo, ao desenvolver a sensibilidade diante dos seres vivos da nossa fauna e a responsabilidade com o ambiente. Helton Aguiar Neves e o presidente do Instituto Xopotó, José Geraldo Rivelli Magalhães, ressaltaram a importância do apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Obras de Ouro Preto, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Localizada junto à Floresta Estadual Uaimií, em Ouro Preto, em área de Mata Atlântica protegida e preservada, inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) das Andorinhas, a Fazenda Engenho D'Água tem como princípio fundamental a concretização de ações voltadas para a criação comercial e conservacionista de animais silvestres, a preservação do meio ambiente, a educação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável em sua região. É cadastrada no Ibama como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), por se tratar de propriedade de significativa relevância dentro do contexto de conservação da fauna do bioma Mata Atlântica.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook