Conscientização é a melhor forma de combate

Mariana,
10 de Maio de 2012

Desde 2002, 26 de abril é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e controle da doença, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Saúde, desenvolve ações contínuas de combate e de prevenção à hipertensão, cadastrando e acompanhando os hipertensos e, também, fazendo busca ativa.

No Hiperdia e em algumas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), os tradicionais ‘postos de saúde’, são feitos grupos educativos para hipertensos, realizados mensalmente, além dos atendimentos diários realizados pelas equipes de saúde.

Hiperdia em Mariana

O Hiperdia está localizado na Rua Santa Cruz, 368, Barro Preto, e funciona de segunda à sexta, de 7h às 17h. Os coordenadores orientam aos pacientes que procurem o serviço de saúde de seu bairro ou região onde moram para se cadastrarem e serem acompanhadas. As pessoas que moram no Centro podem fazer cadastramento diretamente no Hiperdia (endereço acima). Os grupos educativos a hipertensos são realizados no Hiperdia às quintas-feiras, de 13h às 15h.

A Hipertensão Arterial, por não ter sintomas, é ‘uma inimiga silenciosa’. A detecção precoce e o tratamento evitam as complicações, mas é preciso lembrar que hábitos saudáveis de vida ajudam a prevenir a doença.

A hipertensão no Brasil

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Neste levantamento, foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no DF.

Ainda de acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%) e se torna mais comum com o avanço da idade, alcançando cerca de mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook