Conselheiros Municipais de Políticas Culturais já foram escolhidos pela comunidade de Itabirito

Itabirito,
14 de Maio de 2015

A Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo recebeu, no dia 30 de abril, na Casa de Cultura Maestro Dungas, 567 pessoas para a consulta pública que elegeu os oito conselheiros titulares e oito suplentes para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabirito.

Os novos conselheiros serão responsáveis por decisões importantes do setor cultural da cidade, e principalmente para consolidação da construção do Plano Municipal de Cultura de Itabirito, item importante que compõe o Sistema Municipal de Cultura. Confira abaixo a lista dos eleitos, representantes da sociedade civil:

Titulares

  1. Eric Vinicius de Aguiar Lana – eleito com 84 votos

  2. Pedro Fontes Ayres – eleito com 63 votos

  3. José Tadeu de Jesus Batista – eleito com 61 votos

  4. Bruna Alves Sudário – eleita com 54 votos

  5. Wilson Luiz Oliveira – eleito com 59 votos

  6. Filipe Nolasco Pedrosa – eleito com 48 votos

  7. Willian Eustáquio Carmo – eleito com 39 votos

  8. Ana Luíza dos Reis Gonçalves Magalhães – eleita com 39 votos

Suplentes

  1. Gilson Fernandes Antunes Martins – 26 votos

  2. Alcina Silva Carvalho das Dores – 22 votos

  3. Tânia Cristina Dias Mendanha – 17 votos

  4. Sidney Mendes da Silva – 16 votos

  5. Henrique Guimarães Malheiros – 14 votos

  6. Áureo Augusto Silva Lopes – 10 votos

  7. Paulo Fernando Sacramento – 7 votos

  8. David Avelino Braga – 6 votos

Sobre o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabirito

Trata-se de um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo; integrante da estrutura básica da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, com composição paritária entre poder público e sociedade civil. É constituído por 16 membros titulares e igual número de suplentes, com a seguinte composição: oito membros representando o poder público e oito membros da sociedade civil (segmentos artístico, social e cultural nas dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura). Suas principais atribuições junto ao poder público são; elaborar, acompanhar, executar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura (PMC), parte importante do Sistema Municipal de Cultura de Itabirito (SMCI).

Itabirito confirmou sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Trata-se de uma política pública do Governo Federal gerenciada pelo Ministério da Cultura que propõe a descentralização e a modernização da gestão cultural no país, otimizando recursos, movimentando a cadeia produtiva e aproximando as comunidades dos processos administrativos da área, em uma tentativa de distribuição de responsabilidades neste processo.

A Lei Municipal de Políticas Culturais foi aprovada em Itabirito em novembro de 2014 pela Câmara Municipal, e agora está na fase de instalação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, posteriormente será iniciada a construção do Plano Municipal de Cultura em parceria com a sociedade civil.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook