Consolidação do Suas é o tema da 8ª Conferência de Assistência Social

Itabirito,
19 de Agosto de 2015

Propostas e discussão sobre o Sistema Único de Assistência Social para 2026 foram pautados nos dois dias de eventos

O auditório do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG Campus Itabirito – recebeu nos dias 7 e 8 de agosto a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento contou com a participação de representantes do executivo, legislativo, sociedade civil, além de integrantes de entidades locais.

A Conferência contou com solenidade de abertura, palestra, proposição e discussão de propostas, além de um delicioso coffee break. O objetivo foi consolidar de vez o Sistema Único de Assistência Social (Suas) rumo a 2026. Na ocasião, a secretária de Assistência de Social, Jussara Vieira, explicou que “o objetivo principal do Suas é reduzir os danos, proteger a vida e prevenir os riscos sociais. Contamos com Políticas Públicas – embasadas na Constituição Federal e Lei Orgânica de Assistência Social – que dão suporte à estas premissas, porém, para que tudo dê certo é necessária a mobilização das pessoas. E, por este motivo, a Conferência de Assistência Social é um momento muito importante para a sociedade”. O presidente da Câmara Municipal, Max Fortes, acrescentou dizendo que “a Conferência abre espaço para a discussão de propostas de Políticas Públicas mais eficazes para a área da Assistência Social. É uma conclusão de uma série de debates com a participação popular, realizados por meio de pré-conferências, de onde também surgiram muitas propostas”.

Elisângela Gomes, representante da Associação dos Trabalhadores do Suas, acredita que “embora o caminho seja longo e cheio de desafios pela frente, muito já se foi feito pelo Suas e não podemos nos esquecer disso. Os resultados já apresentados são fruto do grande trabalho dos gestores e da equipe envolvida”. O prefeito, Alex Salvador, ressaltou que, “além de competência, as pessoas que se preocupam e participam de eventos como estes têm amor pelo o que fazem, o que é um diferencial. Pensar e cuidar da sociedade desta maneira é um trabalho árduo, que merece ser discutido e repensado”.

Divididos em cinco grupos, os participantes discutiram propostas para o Suas, em âmbito municipal, estadual e para a União. As dimensões pautadas foram:

1) Dignidade humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do Suas;

2) Participação social como fundamento do Pacto Federativo no Suas;

**3) **Primazia da responsabilidade do Estado: por um Suas público, Universal, Republicano e Federativo;

**4) **Qualificação do Trabalho no Suas na consolidação do Pacto Federativo.

5) Assistência Social é direito no âmbito do pacto Federativo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook