Construção da ETA de Águas Claras avança

Mariana,
05 de Agosto de 2014

O projeto de construção da barragem de captação d’água, reservatório e Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Águas Claras está avançando. A convite do diretor do SAAE-Mariana, Valdeci Luiz Fernandes, na sexta-feira (25), o prefeito Celso Cota e o vice-prefeito Duarte Júnior “Du” estiveram na comunidade onde serão executadas as obras. Durante a visita, foram avaliados os questionamentos geológicos para o melhor posicionamento da ETA.

A obra já foi contratada pela Prefeitura de Mariana, sendo a empresa Terra e Técnica Engenharia Empreendimentos Ltda. responsável pelo serviço, em um valor estimado ao valor de R$ 1,5 milhões. A fiscalização ficará a cargo do SAAE que também vai operar todo o sistema depois de pronto. “Este é um projeto de ponta que irá atender toda essa gente. O tratamento da água trará mais qualidade de vida para as pessoas que vivem nesta região”, avalia o prefeito.

Entenda

O projeto engloba uma nova captação, em uma pequena barragem já existente no distrito, pelo sistema de balsa, que consiste na instalação de uma bomba de sucção sobre uma plataforma flutuante. Construção de uma estação de tratamento de água (ETA), com capacidade de vazão de 5 litros por segundo e também de um reservatório de 150 mil litros. Serão construídas duas adutoras: uma de água bruta, ou seja, da captação até a ETA, com 270m de extensão, outra de água tratada, da ETA para o reservatório, com 723m, ambas com o diâmetro de 110mm. E, ainda, 380 metros de rede de distribuição, com tubos de diâmetro de 100mm, para interligar à existente.

Construção da ETA de Águas Claras avança - Foto de Diogo QueirogaConstrução da ETA de Águas Claras avança - Foto de Diogo Queiroga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook