Contrato para construção de túnel em Ouro Preto é assinado em meio à críticas

Ouro Preto,
21 de Julho de 2013

Na última quinta-feira (18) foi assinado o contrato para elaboração do projeto de construção do túnel que deve ligar a Rua Padre Rolim à Rua Conselheiro Quintiliano. O evento contou com a presença do prefeito José Leandro, do secretário de Obras e Urbanismo, Eduardo Evangelista e de representantes da Fundação Gorceix e da empresa CGP Consultoria, Gerenciamento e Planejamento Ltda., responsável pelo projeto.

Durante o evento que aconteceu na Secretaria de Cultura e Patrimônio os responsáveis pela obra realizaram uma breve apresentação a fim de explicar a importância e necessidade do túnel para a cidade. Segundo eles, a proposta aliviará cerca de 40% do trânsito entre Mariana e Belo Horizonte que passa pelo Centro de Ouro Preto.

O secretário de Obras e Urbanismo explicou ainda que para que o túnel seja construído será necessário o alargamento da Rua Conselheiro Quintiliano em todo o trecho que vai desde o Corpo de Bombeiros até a saída de Mariana. Os representantes da Prefeitura pediram paciência da comunidade para as intervenções que estão sendo feitas na cidade.

De acordo com Osmar da Fonseca Barros, representante da empresa responsável pelo estudo, o projeto do túnel ainda não foi finalizado e só depois a Prefeitura fará o orçamento e abrirá licitação para a obra. Por isso, ainda não há como saber dos prazos para início e fim da intervenção.

Ao final da cerimônia, as autoridades foram interrompidas por um morador da cidade e professor de filosofia, que se posicionou contra o projeto. De acordo com ele, “o projeto é uma das piores obras para Ouro Preto”, e ele justificou sua crítica afirmando que não há um plano de desenvolvimento e mobilidade urbana para Ouro Preto. “Você pode muito bem melhorar a mobilidade com outras opções. Esse projeto passa por cima da necessidade de pensar a cidade como um todo”, no que cobrou um estudo de mobilidade. O prefeito José Leandro respondeu ao professor, dizendo que, “pela sua experiência, sabe o que o povo precisa e quer na cidade”.

José Leandro complementou ainda, que a obra do túnel de Ouro Preto pode sim ser questionada, mas majoritariamente, a comunidade a aprova. “A oposição de Ouro Preto pode fazer o que quiser, mas nosso plano de governo vai seguir”, finalizou o prefeito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook