Coroação: tradição chegou há 160 anos em Mariana

Mariana,
27 de Maio de 2015

Segundo a coordenadora da Pastoral Escolar de Mariana, Kátia Simone dos Santos, em todo o Brasil existia o ritual de coroar Nossa Senhora, porém, em Mariana, apesar de cidade muito religiosa, os moradores não tinham o costume de realizar o ritual.

No dia 3 de abril de 1849 doze irmãs, conhecidas como as filhas da caridade de São Vicente de Paula saíram da França com destino a Mariana. Vieram para a cidade e trouxeram a imagem de Nossa Senhora das Graças para colocá-la no altar da capela do Colégio Providência. Mas, percebendo que os moradores tinham uma devoção imensa por Nossa Senhora da Encarnação, padroeira de uma das capelas do Colégio, prepararam um altar lateral para a imagem e posteriormente construíram uma capela, que anos depois passou a se tornar a capela principal do Colégio Providência. Como as irmãs vieram da França, e lá já tinham o costume de realizar coroações, elas quiseram realizar a primeira coroação na cidade.

“Segundo alguns registro que temos, dá para constatar que a primeira coroação na cidade aconteceu entre os anos de 1849 a 1858, foi um momento de muito louvor e veneração. Todas as pessoas que assistiram ficaram admiradas e a partir daí passaram a realizar as coroações todo ano”, relata a coordenadora.

Mas porque coroar Nossa Senhora? Seriam muitas as razões para coroá-la. “A coroação é um meio de manter viva a fé. É importante homenagear e render graças à mãe de Jesus, que também é nossa mãe. Atualmente, percebe-se que essa devoção a Maria tem se perdido, por isso é importante e necessário manter vivo esse ritual de coroá-la, pois isso é um resgate e ao mesmo tempo uma manutenção da fé”, define Juraci de Oliveira, 88 anos. Em alguns lugares da cidade acontecem coroações em outros meses, geralmente quando para comemorar o dia da padroeira local. Mas em todo o mundo maio é o mês dedicado a Maria, mês em que também é comemorado o dia das mães.

Coroação: tradição chegou há 160 anos em Mariana - Foto de Lauro Soares
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook