CREAS realiza atendimentos e palestras em todo o município

Mariana,
04 de Outubro de 2012

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) atende famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; dentre outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar.

O CREAS atendeu todos os casos que estavam acumulados (mais de 60) desde o início do ano, totalizando 410 atendimentos de fevereiro a agosto. Também foi realizada Blitz educativa na Campanha de Carnaval; implementação do Programa de Medida Socioeducativa, através de parcerias com as secretarias municipais para recebimento de adolescentes que cometeram ato infracional e cumprirão a modalidade de prestação de serviço a comunidade. Foi feito um convênio com o Grupo Osquindô para capacitação dos adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa.

Durante esse ano foi realizado uma Campanha de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Enfrentamento ao Trabalho Infantil, através de encontros no CRIA, com o CRAS Volante Bairros nas comunidades do Santo Antônio, Rosário e em conjunto com o PSF Rosário.

O Plantão Social viabilizou a isenção de 94 taxas para obtenção de 2ª via de certidão de nascimento e casamento e de 85 taxas de aquisição de carteiras de identidades. Ressalta-se que estes benefícios são prestados nos momentos mais vulneráveis dos beneficiados, como, por exemplo, quando há perda de um membro da família. Ilustrando essa afirmativa, foram concedidos 26 auxílios funerais a famílias do município. Neste semestre, o plantão social concedeu 77 passagens intermunicipais, que é um recurso oferecido principalmente para a população em situação de rua e aos migrantes que estejam no município e expressam o desejo de retornar à sua cidade natal.

Foi também apresentado o projeto para o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS para construção do CREAS.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook