Creches investem em atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças

Itabirito,
24 de Outubro de 2011

Linguagem oral e escrita, identidade e autonomia, noções lógicas e matemáticas, natureza e sociedade, psicomotricidade e artes. Esses são os eixos do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Itabirito nas creches municipais e que está trazendo grandes avanços na educação das crianças de 0 a 3 anos. “O trabalho que vem sendo desenvolvido é a garantia da formação de qualidade de nossas crianças, que colaborarão, muito em breve, para o desenvolvimento de Itabirito”, elogia Ricardo Francisco de Paula Alves Cruz, secretário de Educação.

“Queremos, a todo o momento, criar estímulos para o desenvolvimento das crianças atendidas pelas creches, em um ambiente propício para o início da socialização e educação”, analisa Daniela Gurgel, pedagoga e supervisora de quatro creches e idealizadora da iniciativa em Itabirito. Este é o trabalho constante dos educadores das creches do município, em busca da pré-alfabetização das crianças que passam o dia todo na creche, enquanto os pais trabalham.

Além disso, são desenvolvidos trabalhos específicos como o Dia do Conto, em que as professoras encenam histórias para as crianças, tornando a literatura mais atraente. A atividade é realizada todas as sextas-feiras e envolve todos os alunos de cada creche. Além disso, tem o Dia da Fruta, todas as quartas-feiras, quando os alunos levam frutas de casa para a escola e as educadoras fazem atividades que mexem com os sentidos. “Cada sala também possui uma mascote, com o objetivo de despertar o senso de responsabilidade. Elas levam para casa e, com a ajuda dos pais, cuidam deles”, destaca Daniela Gurgel. “Gostaria de parabenizar as professoras e a equipe escolar pelo trabalho. A Luiza se preocupa muito com a alimentação dele (peixe) e acha que um pouquinho só de ração não é suficiente para alimentá-lo”, elogia Adriana Cristina Moreira, referindo-se à mascote da sala da sua filha Luiza, aluna da creche Associação para o Sorriso de uma Criança (Apasc).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook