Criação do Dia do Barroco Mineiro induz novas ações de incentivo à cultura e turismo em Ouro Preto

Ouro Preto,
09 de Dezembro de 2012

Na quarta-feira (28/11), representantes das Secretarias de Cultura e Turismo de municípios históricos inclusos no circuito do Barroco Mineiro se reuniram com membros da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Turismo para o lançamento do Dia do Barroco Mineiro, que será lembrado todo dia 18 de novembro, marcando o início de uma série de atividades que serão realizadas em parceria com o Governo do Estado para divulgar e valorizar o patrimônio cultural de Minas.

O evento marcou a parceria entre o Governo do Estado e a ALMG para elaboração de um guia que vai sugerir as principais cidades barrocas mineiras, após levantamento da Secretaria de Estado de Turismo, e integrar os programas promovidos oficialmente pelo governo ao turista estrangeiro que visitar o País na Copa de 2014.

O secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, André Simões, representou o Município e destacou que, durante a reunião, Ouro Preto foi uma das cidades mais citadas e mais queridas, apresentando também a pretensão de novos investimentos. “A partir do próximo ano, pretendemos realizar um grande investimento turístico, dentro do projeto da criação de um Circuito Barroco, já prevendo a copa de 2014”, informou André. O secretário ressalta também que serão empenhados esforços para o fortalecimento de parcerias com os governos estadual e federal visando o aprimoramento e criação de novos programas de incentivo à cultura e ao turismo no Município.

O Dia do Barroco Mineiro foi instituído pela Lei 20.470, sancionada no dia 26 de novembro e publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 27. A lei declara 2014 como o Ano do Bicentenário de Aleijadinho, um dos maiores representantes do período.

Durante a cerimônia, a ALMG também homenageou o poeta e pesquisador do barroco Affonso Ávila, falecido em setembro, um dos criadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook