Crianças de Amarantina plantam 200 mudas de árvores ao redor do Campo das Cavalhadas

Ouro Preto,
18 de Outubro de 2014

A ação foi realizada pela Prefeitura de Ouro Preto com o apoio da Novelis e produção da Organização Cultural Ambiental (OCA)

Na sexta-feira (3) os arredores do Campo das Cavalhadas em Amarantina receberam 200 mudas de Quaresmeiras e Ipês plantadas pelos alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo. Esta foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Novelis e produção da Organização Cultural Ambiental (OCA). A ação fez parte das comemorações dos 30 anos do livro Família da Árvore, do autor mineiro Victor Stutz.

A abertura do evento aconteceu na Casa de Pedra com uma apresentação das crianças cantando em coral as composições do musical Floresta, produzido por Victor em 1990. As crianças da Cavalhada Mirim também se apresentaram e, em seguida, acompanharam os alunos, em caravana, até a sede da tradicional Associação dos Cavaleiros Mestre Nico.

Já no campo, as crianças receberam suas mudas e cada uma escolheu um nome para sua planta. O aluno Bernardo, de 8 anos, disse ter gostado da experiência e espera voltar ao local para acompanhar o crescimento da muda. “Minha árvore vai se chamar Jonathan porque é meu nome preferido” e completou, “no futuro espero ver ela grande”.

A Secretária de Meio Ambiente, Érika Curtiss, comemorou a iniciativa e falou sobre a importância de se promover esta conscientização entre as crianças. “Trabalhar com crianças é sempre a maneira mais efetiva de promover conscientização ambiental, pois elas são nosso futuro. Estas crianças estão fazendo aqui um trabalho de plantação de Mata Ciliar, ou seja, às margens do rio, uma ação muito importante ambientalmente que esperamos dar continuidade”, destaca.

Victor Stutz espera replicar a experiência em outros lugares até alcançar a meta de mil mudas semeadas. “Este é o número mínimo, pretendo ainda ultrapassar minha meta”, constatou o autor. Para ele, as pessoas e empresas precisam sempre buscar formas de amenizar o impacto que provocam no planeta. E explica: “com essa ação estou devolvendo aquilo que a natureza me emprestou. Espero estar diminuindo o impacto que minha atividade exerce no Meio Ambiente e acredito que todos deveriam ter essa consciência”.

Crianças de Amarantina plantam 200 mudas de árvores ao redor do Campo das Cavalhadas
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook