Crianças participam de formatura de programa de prevenção às drogas

Mariana,
19 de Agosto de 2015

“Hoje é dia de Proerd!” Com esse grito de guerra, entoado por quase 300 crianças, os oficiais da Polícia Militar e autoridades municipais prestigiaram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Ao longo da última semana três cerimônias marcaram a formatura das crianças, a última delas na sexta-feira (7), no Centro de Convenções, com alunos das escolas municipais Cempa e Morro Santana e das estaduais Soares Godoy e Gomes Freire.

Na quinta-feira (6) foi a vez da Escola Municipal de Passagem de Mariana e da Escola Estadual Benjamim Guimarães, e na quarta-feira (5) teve a formatura das crianças das escolas municipais Dom Oscar e Monsenhor José Cota.

Há 11 anos em ação na cidade de Mariana, o Proerd ajuda a manter as crianças longe do mundo das drogas. O prefeito Duarte Júnior “Du” destacou que a Polícia Militar joga no “time do bem”. “Às vezes alguns pais usam a polícia pra amedrontar algumas crianças, e isso é errado. A Polícia Militar aproxima crianças e jovens do caminho certo”, destacou.

A secretária de Educação, Beth Cota, destacou que muitas crianças passam mais tempo na escola do que com os pais, e que assim os profissionais da educação são parte fundamental na formação dos futuros cidadãos de bem. “Esse programa mostra como é grande o desafio de educar. Muitas vezes, além das crianças, o Proerd auxilia também os pais que caem no mundo das drogas, e esse trabalho precisa ser louvado e incentivado sempre”, destacou a secretária.

O capitão Erly da Costa, comandante da 239ª Companhia de Polícia Militar, que atende Mariana e Diogo de Vasconcelos, revelou que os goleiros Fábio, do Cruzeiro, e Rogério Ceni, do São Paulo, e o cantor Luan Santana participaram do Proerd quando crianças, destacando a importância do programa.

O Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (Proerd) constitui uma forma de atuação da Polícia Militar voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas, às ações de violências entre os jovens. A presença de policiais nas escolas para a aplicação do Proerd aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais, aproximando a Polícia, a instituição de ensino e a própria comunidade.

Crianças participam de formatura de programa de prevenção às drogas - Foto de João Felipe LolliCrianças participam de formatura de programa de prevenção às drogas - Foto de João Felipe LolliCrianças participam de formatura de programa de prevenção às drogas - Foto de João Felipe Lolli
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook