Cuidado: inverno requer atenção redobrada à saúde

Itabirito,
11 de Agosto de 2017

A estação mais fria do ano pode também ser a mais perigosa à saúde se não se tomar cuidado. A queda da temperatura e da umidade pode aumentar consideravelmente a incidência de doenças infecciosas e respiratórias, como gripes, resfriados e alergias. O que pouca gente sabe, é que essa época também representa um risco para o coração.

O cardiologista Elias Claudino Ramos explica que nesse período mais frio, de abril a setembro, as reações do organismo em baixas temperaturas (hipotermia) sobrecarregam o sistema cardiovascular, que precisa trabalhar mais para manter o corpo aquecido. “Com o frio, ocorre alteração no calibre dos vasos, principalmente das artérias, fazendo o sangue circular menos até o coração”, esclarece.

De acordo com o cardiologista, o primeiro caso mais comum são as doenças respiratórias, as viroses, pneumonias, otites, amigdalites e sinusites. Já no caso das doenças cardiovasculares, são mais comuns os infartos e acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos.

Em Itabirito, as ocorrências atendidas pelos Bombeiros municipais comprovam a informação. Nos últimos dois meses foram mais de 20 atendimentos de parada cardio respiratórias. “Esse número ainda pode ser maior, pois nem todos os casos passam por nós. Muitos são atendidos por terceiros, vão para a Unidade de Pronto Atendimento, por exemplo”, explica a bombeira Leide de Fátima.

Cuidados

Devido à baixa imunidade, crianças e idosos devem tomar mais cuidado, mas as precauções são válidas para todas as idades. Nessa época do ano, o ar fica mais poluído e é comum as pessoas ficarem mais tempo em lugares fechados e sem ventilação, o que deixa o organismo mais suscetível às doenças respiratórias.

O médico aconselha que as pessoas andem bem agasalhadas e evitem aglomerações. “Agasalho é sempre importante, evitar ambientes fechados, e manter as mãos sempre bem limpas, pois ela são as principais vias de transmissão de germes e microorganismos. Já para quem tem problema cardíaco, é preciso aumentar a rotina cardiológica nesse período. Cuidados sempre tem que ter. Tomar muito líquido, alimentação adequada e praticar exercício são as melhores prevenções”, indica o médico, que ainda enfatiza para que, principalmente os idosos, não evitem a vacinação contra a gripe, pois “ela protege de infecções respiratórias e de complicações, como a pneumonia”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook