Cultura Afro-Brasileira é Tema de Seminário em Ouro Preto

Ouro Preto,
11 de Março de 2015

“A Cor da Cultura” discutiu a valorização do ensino sobre a cultura nas escolas

Realizado entre os dias 24 e 26 de fevereiro, o seminário “A Cor da Cultura” reuniu professores e pedagogos da rede pública Municipal e Estadual de Ouro Preto. O principal objetivo foi valorizar e resgatar a cultura afro-brasileira nas escolas, do ensino fundamental ao médio. Nos três dias de encontro, a Escola de Minas na Praça Tiradentes recebeu palestras e debates que discutiram a contribuição da raça negra para a formação da nossa sociedade.

O Secretário de Educação, José César de Souza, afirmou que através da Casa do Professor, a secretaria atuou como fomentadora do seminário, aliada aos demais parceiros. De acordo com ele, as ações voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira nas escolas de Ouro Preto funcionam através de projetos pedagógicos de maneira multidisciplinar, presentes em toda a grade curricular.

“A Cor da Cultura” é um projeto que apoia a lei federal 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira nas escolas junto com a lei municipal 59/2005, que aborda a diversidade cultural, racial, social e econômica de Ouro Preto através de atividades pedagógicas na educação básica de todas as escolas.

O seminário foi uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobrás, a TV Globo, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o Ministério da Educação (MEC) e o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan).

Cultura Afro-Brasileira é Tema de Seminário em Ouro PretoCultura Afro-Brasileira é Tema de Seminário em Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook