Defesa Civil e Corpo de Bombeiros monitoram áreas de desmoronamentos em Mariana

Mariana,
09 de Dezembro de 2011

Na tarde de terça-feira, 29, membros da Defesa Civil de Mariana e do Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto visitaram vários locais de deslizamentos e desmoronamento de casas em Mariana. Os moradores dos bairros Colina, Cabanas, Rosário e Prainha receberam orientações de cuidados para essa época de chuva.

No Bairro Colina, o quintal e o muro de arrimo de uma casa desmoronaram. As informações são de que o proprietário da casa nº 52 solicitou junto ao governo anterior uma retroescavadeira para construir uma garagem no nível da rua de baixo. O dono do imóvel não possuía autorização e nem o alvará de funcionamento do equipamento. A irregularidade da obra, somada ao tempo chuvoso da cidade, ocasionou o deslizamento. Três casas foram atingidas, sendo que duas famílias foram imediatamente retiradas do local e a terceira está sob estado de alerta.

No Bairro Cabanas, a situação na Rua Luzia é recorrente. O barranco deslizou atingindo o quintal da casa nº 81 e, além disso, o muro da casa da rua acima apresenta uma rachadura, o que é preocupante. O Corpo de Bombeiro já esteve no local no ano de 2009 e solicitou, ao governo da época, a intervenção do local através do Sistema Integração da Prefeitura de Mariana. O local agora está em monitoramento.

A área de invasão localizada no Bairro Rosário se tornou área de risco, já que os deslizamentos de terra na região voltaram a preocupar os moradores. Em 2010 a situação foi à mesma. De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, o tipo de terra do local e o difícil acesso tornam tudo mais preocupante. Um muro de arrimo cedeu e atingiu a casa abaixo, na Rua Perimetral Sucupira. As famílias foram orientadas a saírem de suas casas e serão inseridas no Projeto Ingresso Social.

Desde a noite de segunda-feira, 28 de novembro, alguns moradores do Bairro Prainha também se preocupam com os deslizamentos. Uma casa ficou em risco após o deslizamento atingir uma pilastra de sustentação. A família foi aconselhada a se retirar do local, pois correm risco de morte. Depois de certa resistência, os moradores decidiram deixar o lar e agora serão encaminhados para uma escola da região através do auxílio moradia do município.

A Prefeitura Municipal de Mariana, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, por meio da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar e a população vêm trabalhando em conjunto, alertando e orientando as famílias atingidas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook