Defesa Civil inicia ações de Gestão de Riscos em comunidades

Mariana,
08 de Junho de 2018

A Defesa Civil de Mariana dá continuidade aos trabalhos de prevenção nas comunidades. Na última semana de maio, a COMPDEC (Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil) visitou o subdistrito de Magalhães para apresentar as ações de Gestão de Riscos de Desastres a serem desenvolvidas na localidade.

As palestras já aconteceram em outras localidades do município como o subdistrito de Paraíso e Ponte do Gama, e tem como intuito informar a comunidade sobre ações de prevenção, mitigação e preparação para reduzir a exposição às ameaças, aumentar o cuidado da comunidade para proceder de modo seguro em situações de risco e melhorar a comunicação entre as empresas que atuam próximas aos locais, as comunidades e a Defesa Civil.

As ações são embasadas na Lei Federal 12608 Art. 8º que compete aos municípios incorporar as ações de proteção no planejamento municipal, identificar e mapear as áreas de risco de desastres, vistoriar edificações e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis.

De acordo com o Guarda Municipal que atua na Defesa Civil, André Machado, as ações com as comunidades são fundamentais para segurança e prevenção de tragédias “As regiões nas quais realizamos esses trabalhos são próximas as barragens, e por mais que estejam sob controle é fundamental o treinamento para situações de risco”, destaca.

Após as palestras informativas, a Defesa Civil desenvolverá ações preventivas como a sinalização das rotas de fuga até o ponto de encontro e realizar exercícios simulados conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil.

Defesa Civil inicia ações de Gestão de Riscos em comunidades - Foto de Débora Madeira
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook