Defesa Civil monitora área de risco na Serra Du Veloso

Ouro Preto,
26 de Janeiro de 2018

Barranco cedeu no início do mês atingindo casas e interditando a moradia de quatro famílias. Defesa Civil ainda monitora o local

A Defesa Civil de Ouro Preto continua o monitorando no local onde houve um deslizamento de terra no início deste mês, no alto do bairro São Cristóvão, conhecido como Serra Du Veloso. Com o acidente, quatro casas foram interditadas. A Defesa Civil diz que a situação é delicada e ainda pode haver riscos geotécnicos.

No início do ano, Defesa Civil e Bombeiros Militares trabalharam em conjunto para vistoriar o local onde ocorreu o deslizamento de terra que atingiu casas e ocasionou o deslocamento de quatro famílias.

Segundo o engenheiro Charles Romazamu, Geólogo da Defesa Civil, o deslizamento foi espontâneo, exclusivamente por questões de instabilidade da encosta. O agravamento da situação, segundo o Engenheiro Civil do Semae de Ouro Preto, Luciano Gomes Pereira, se deu com a terra do deslizamento que atingiu a rede de distribuição de água. A grande quantidade de água encharcou o terreno e, causou um desmoronamento maior com blocos de canga, que atingiram algumas casas. “Há uma distância de aproximadamente 40 metros encosta abaixo. O peso da terra rompeu a rede, que rapidamente foi recondicionada pelo pessoal operacional do Semae”, explicou.

Para esclarecer o assunto com a comunidade, a Defesa Civil, juntamente com a Associação de Moradores do bairro São Cristóvão, se reuniram com os residentes da localidade e decidiram interditar as casas de quatro famílias, realocando 20 pessoas.

Charles ainda ressalta que na região, não só onde ocorreu o deslizamento, há outras áreas classificadas, já há algum tempo, como área de risco. “Da Serra do Veloso seguindo até o Taquaral, toda a área é classificada como área de risco e susceptíveis a eventos similares ao ocorrido no Veloso. O risco é semelhante ao que aconteceu em frente a rodoviária de Ouro Preto em 2012, visto que se trata de semelhante material”, exemplifica Charles.

A Defesa Civil ressalta que faz o monitoramento da área com drones, para avaliar a situação, que segundo Charles ainda é de risco. “Queremos fazer um estudo da área e apresentar uma solução. A previsão é de que isso aconteça já na próxima semana”, ressaltou o engenheiro.

Defesa Civil monitora área de risco na Serra Du VelosoDefesa Civil monitora área de risco na Serra Du VelosoDefesa Civil monitora área de risco na Serra Du VelosoDefesa Civil monitora área de risco na Serra Du Veloso
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook