Delphi conclui expansão com 2 mil empregos em Itabirito

Itabirito,
05 de Agosto de 2011

Um dos destaques da 7ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, que acontece entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, será a inauguração das novas instalações da Delphi Automotive Systems do Brasil em Itabirito, com uma área construída de 3.150 m2, ao lado da atual sede da empresa. A cerimônia, realizada pela Prefeitura, terá a presença do Governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia; do Presidente da Delphi para a América do Sul, Gábor Deák; e do Prefeito de Itabirito, Manoel da Mota, dentre outras autoridades.

As obras de expansão da Delphi em Itabirito começaram no segundo semestre de 2010, gerando cerca de 150 empregos apenas nessa primeira etapa. “A expansão de nossa fábrica em Itabirito foi uma obra significativa para a Delphi. Com o apoio da Prefeitura, podemos dar sequência aos nossos planos de sempre oferecer o melhor suporte para nossos clientes e ainda acompanhar e nos antecipar à crescente demanda do mercado”, destaca Gábor Deák.

Com o fim das obras, a expectativa é de que sejam gerados mais 500 postos de trabalho, além das oportunidades de profissionalização no novo Centro Avançado Tecnológico de Lançamento de Novos Produtos. “Para a expansão, foi fundamental o aumento em capacidade e a realização de investimentos em meios produtivos e recursos humanos, gerando novos empregos para a região”, acrescenta o Presidente.

Parceria

Em 16 anos de instalação em Itabirito, a Delphi Automotive Systems do Brasil emprega mais de 2 mil funcionários, sendo a maior arrecadadora do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) da região. A partir de 2009, a empresa teve um ritmo acelerado de expansão, necessitando de uma nova área para aprimorar seu parque industrial. Após definir que a nova unidade da fábrica seria inaugurada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, uma ação rápida da atual gestão da Prefeitura de Itabirito fez com que o investimento fosse feito dentro do município. “Não poderíamos, em hipótese alguma, deixar que a expansão da Delphi fosse feita em outro município. Sinalizamos para a empresa que queremos que ela cresça aqui e colabore com o desenvolvimento de nossa cidade”, destaca Geraldo Magno de Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabirito.

A primeira ação foi viabilizada por meio de um convênio assinado em agosto de 2010, quando as antigas instalações da Pif Paf, próximas ao Laticínio ITA, foram cedidas pela Prefeitura para atender, provisoriamente, às demandas da empresa. No futuro, este espaço se tornará um Centro Avançado Tecnológico de Lançamento de Novos Produtos, com a formação de novos engenheiros e pesquisadores, que atuarão no desenvolvimento de novas tecnologias.

A segunda ação para a expansão da Delphi em Itabirito foi a doação, também por parte da Prefeitura, de uma área de mais de 23 mil m² ao lado da atual sede da empresa, que possibilitou a construção de novos galpões industriais e de toda infraestrutura necessária para atender adequadamente ao crescimento da empresa. “Para nós, é uma emoção muito grande, pois conseguimos reverter a expansão que seria feita em outro município, o que inibiria um futuro crescimento aqui”, lembra o secretário.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook