Demissões em mineradoras é tema de reunião entre Câmara e sindicato

Mariana,
29 de Julho de 2015

Em defesa dos trabalhadores, o presidente da Câmara de Mariana, Tenente Freitas, e os vereadores Cristiano Vilas Boas e Juliano Duarte receberam membros do Sindicato Metabase Inconfidentes na tarde do dia 21 de julho. Eles debateram o cenário da exploração mineral, os cortes de custos feitos pela mineradora Vale e como isso tem afetado os trabalhadores da cidade de Mariana e da região.

De acordo com o diretor sindical Valério Vieira, os funcionários temem por possíveis novas demissões, cortes em benefícios e arrocho salarial. “Nós estamos vivemos um momento em que existe um processo muito grande de demissões por parte da Vale e que não é justificado economicamente”, pontua Vieira. Segundo ele, já são mais de 600 demissões de trabalhadores registradas em Mariana. O presidente da Câmara destacou que o problema é comum às cidades em que há exploração do minério e sugeriu uma união de forças. “Vamos fazer uma Audiência Pública e trazer as cidades de Ouro Preto, Itabirito, Congonhas, Itabira e Nova Lima para participarem com a gente dessa discussão”, anuncia o presidente da Câmara. O objetivo é debater a mineração e os impactos em nossas cidades. Para o vereador Cristiano, o debate será importante para que os municípios mineradores encontrem alternativas para enfrentar a queda do preço do minério.

“Mariana é uma cidade mineradora e infelizmente estamos vendo um grande número de demissões da Vale na cidade. Isso afeta diretamente cada cidadão, já que cada funcionário demitido é um consumidor a menos no comércio, o que gera também a queda na arrecadação do Município”, ressalta o vereador Juliano.

Devido ao recesso parlamentar do mês de julho, a audiência foi pré-agendada para o dia 20 de agosto e será confirmada no próximo dia 3, durante a primeira reunião ordinária dos vereadores no segundo semestre de 2015.

Demissões em mineradoras é tema de reunião entre Câmara e sindicato
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook