Depois de três anos, as obras em Itabirito estão de volta

Itabirito,
05 de Maio de 2013

Vem aí: Senai, escola do São José, Morada Viva, Uaps do Santa Rita e importantes reformas

Durante os últimos anos, Itabirito atravessou um momento em que pouco se fez pela cidade quando o assunto eram obras municipais. Foram dois anos praticamente sem elas, e um ano de “enrolação” para supostamente tentar concluir as poucas que começaram. A atual administração da Prefeitura, ao que tudo indica, está indo por outro caminho, ou seja, as obras estão de volta ao município.

Já estão marcadas as datas para as conclusões de várias obras que a nova gestão pegou em andamento: a Escola Manoel Salvador de Oliveira (no São José) será entregue no fim de dezembro. O Senai, em setembro. Já o conjunto habitacional Morada Viva ficará pronto no fim de março do ano que vem.

Ainda sobre o que foi começado e não concluído pela administração passada, a Prefeitura contratou uma empresa que vai fiscalizar essas obras com o objetivo que sejam entregues em boas condições de uso a um custo justo para o município.

Novidades

Algumas obras, que são novidades, estão “na ponta da agulha”, ou seja, a Prefeitura pretende entregá-las ainda este ano. São elas: reforma das Unidades Básicas de Saúde da Vila Gonçalo, Nossa Senhora de Fátima, São José e a construção da nova UBS do Santa Rita.

Drenagens

Em vários pontos de Itabirito, obras de construção e melhoria de drenagem da rede pluvial estão sendo feitas pela Prefeitura. Começou, recentemente, um trabalho desse tipo na Avenida dos Inconfidentes, perto da entrada do bairro São José, que vai beneficiar diretamente cerca de 2 mil pessoas, mas indiretamente será de interesse de toda a cidade, uma vez que existe um trânsito intenso de veículos no local.

Redes pluviais funcionando plenamente evitam alagamentos, quedas de barrancos (por causa do excesso de umidade do solo) e danos ao patrimônio (principalmente nas casas). As obras de drenagem são o redirecionamento das águas das chuvas para os córregos de maneira adequada, com a implantação de bocas-de-lobo, caixa de passagem e dissipadores da velocidade da água (que diminuem a pressão do líquido). Outros bairros que estão sendo beneficiados com obras de drenagem são: Vila Gonçalo, Santo Antônio, Monte Verde, Novo Itabirito, Nossa Senhora de Fátima e São José.

O Novo Itabirito também foi bastante beneficiado com esse tipo de obra. Foram contempladas a avenida Tiradentes, as ruas Castro Alves, José Eduardo Rodrigues, Dona Ricardina Rodrigues, Bárbara Heliodora e Guiomar Novais. As próximas obras serão nos bairros Santo Antonio e Cardoso. Vários contratos pendentes existiam para realização das drenagens, mas a administração passada praticamente os ignorou. Somente agora essa situação está sendo revertida e as obras de drenagem estão de volta na cidade.

Estradas de terra

Segundo a Secretaria de Obras, todas as estradas vicinais do município receberão manutenção até junho. A Prefeitura fará tratamento com minério de modo que, no próximo período de chuva, as estradas da chamada zona rural não sejam danificadas pela ação do tempo. Entre as estradas que já foram beneficiadas estão a do Ribeirão do Eixo, Acuruí e Calado.

Tapa-buracos

Uma das reclamações mais corriqueiras da população contra a administração municipal passada era a incompetência para tapar buracos nas ruas da cidade.

Sobre esse assunto, de acordo com a atual Prefeitura, cerca de 900 toneladas de asfalto já foram usadas na “operação tapa-buracos”. Em Itabirito, bairros como Bela Vista, Santo Antônio, Santa Tereza, São Geraldo, Monte Sinai, São José, Calçadas, Cardoso, Matozinhos, Gutierrez, Carioca, João Carolino, Centro já foram beneficiados em várias ruas.

“Nós estamos estendendo os horários de trabalho nas ruas para conseguirmos atender a demanda da cidade, que é geral. O que nós não estamos conseguindo fazer ainda é porque não foi deixado orçamento para isso. Mas a população pode ter a certeza de que tudo vai ser resolvido logo, logo”, afirma o prefeito Alex Salvador. “Nós vamos dar uma geral na cidade”, complementa.

Limpeza Urbana

O serviço de Limpeza Urbana tem sido uma das “meninas dos olhos” da Prefeitura. Desde que a atual administração assumiu foram feitas capinas nos bairros Tombadouro, Vila Gonçalo, Agostinho Rodrigues, Nossa Senhora de Fátima, Cohab, Centro, Bela Vista, Lourdes, São José, Praia, Santa Tereza e Santa Rita.

Os bairros citados também foram beneficiados com outros serviços como retirada de entulho e varrição, e, em alguns casos, com pintura de meios-fios.

A Prefeitura ainda apresentou alguns números relativos à limpeza urbana. Antes de a atual administração assumir, havia 20 garis, 10 trabalhadores braçais e três caminhões (sendo que somente um estava funcionando). Hoje são 60 garis, 30 trabalhadores braçais e nove caminhões. Desde o começo do ano, 2.816 caminhões de entulho foram retirados da cidade pela Prefeitura. Trinta e dois por dia.

“Começamos a campanha Cidade Limpa, tentando envolver toda a população. Itabirito é nossa casa, precisamos cuidar dela”, disse o prefeito.

Processo de compras

A população, com toda a razão, reivindica sempre agilidade por parte do município em todos os aspectos. Contudo, algumas vezes, desconhece o trabalho que deve ser realizado para que as obras tenham qualidade, preço justo e estejam dentro da legalidade. A Prefeitura, durante os primeiros meses do ano, trabalhou na aquisição de materiais de pintura, hidráulica, elétrica e de construção em geral. “Nós sabemos da impaciência da população e isso é bastante compreensível, já que muitos serviços estavam paralisados. Mas não há como pular algumas etapas para que a compra de materiais e a contratação de serviços sejam legais”, afirma o secretário de Obras, Octávio João.

__

Depois de três anos, as obras em Itabirito estão de voltaDepois de três anos, as obras em Itabirito estão de voltaDepois de três anos, as obras em Itabirito estão de voltaDepois de três anos, as obras em Itabirito estão de volta
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook