Depois do “Outubro Rosa”, agora é a vez do “Novembro Azul” destinado à saúde dos homens

Mariana,
24 de Novembro de 2014

O mês de outubro é marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, em novembro é a vez dos homens prevenirem o câncer de próstata. Conhecido como “Novembro Azul”, diversas cidades do país se unem para reforçar a importância da saúde dos homens. A campanha do Ministério da Saúde tem com o objetivo de chamar a atenção dos homens com mais de 45 anos, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A doença é uma das que mais acometem os homens, com alta prevalência na população negra e pessoas com histórico da doença na família. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, só em 2012 foram registrados 1.365 casos de morte pelo câncer de próstata em Minas. Para 2014, a secretaria estima que haja 7.990 novos casos da doença no Estado.

O maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Mais da metade dos casos diagnosticados ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Outro fator que também contribui para o aparecimento da doença são os hábitos alimentares. Dietas com base em gordura animal, carne vermelha e embutidos apresentam aumento no risco de desenvolvimento da doença.

Os exames que detectam a presença do câncer de próstata são o exame de sangue, que mede os níveis de PSA (Antigénio Específico da Próstata) e o exame físico (toque retal) que verifica se há alterações na próstata. Um dos maiores desafios das unidades de saúde, é que os homens se conscientizem da importância do diagnóstico precoce. Os exames podem ser realizados em qualquer unidade de saúde. Não deixe que o seu preconceito o transforme em estatística. O exame é necessário. O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook