Desassoreamento do Rio Itabirito não sai do papel

Itabirito,
09 de Dezembro de 2012

Secretaria de Meio Ambiente admite dificuldades para emplacar ação de limpeza do rio

Em meio ao medo e às incertezas da população, o desassoreamento do Rio Itabirito pode não sair do papel a tempo das próximas “trombas d’água”. Isso porque a esperada obra de dragagem do Rio Itabirito, oferecida pela Ruralminas, ainda não foi aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Melhorias do Meio Ambiente, o Codema. A intervenção foi conquistada pelo deputado estadual Alencar da Silveira Júnior, junto ao órgão que é ligado ao governo de Minas.

Moradores e comerciantes temem as consequências desastrosas das enchentes, como tem acontecido nos últimos anos no Centro, São Geraldo, Vila Gonçalo, Pe. Adelmo, entre outros. Para a gerente de comércio no Centro, Juliana Celeste Viana Ferreira, a preocupação é constante com as chuvas. “Há uma semana deu uma chuva de três dias que foi um alerta. Temos funcionários das localidades que são sempre atingidos. Estamos apreensivos e de olho nas mudanças no tempo; tomara que não se repita os prejuízos e dificuldades”, afirma.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Marina Sardina, o parecer técnico de impacto ambiental da obra está em fase de elaboração pela equipe da Secretaria, para depois ser submetido ao Codema. Ela diz que as ações ainda demandariam a contratação de um aparato maior de equipamentos, já que a Ruralminas teria liberado apenas a máquina de dragagem. Já a fase de término de governo agravaria ainda mais a demora na resolução do problema. “A demanda que temos é bem maior, e requer caminhões, equipamentos, e um espaço adequado ambientalmente para colocar o material retirado do rio. Não adianta tirar areia do rio para colocar na margem. Os estudos estão em fase de elaboração para serem aprovados pelo Codema. Além disso, avaliamos que não é a melhor hora para executar a obra, tendo em vista o período chuvoso e o final da atual gestão, onde é mais difícil a contratação de serviços e máquinas”, justifica a secretária.

A reunião do Codema, que avaliará a viabilidade da obra de desassoreamento do Rio Itabirito, está marcada para o dia 13 de dezembro próximo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook