Desemprego é tema de reunião entre vereadores e o Sindicato Metabase Inconfidentes

Mariana,
05 de Setembro de 2016

Na tarde do dia 22 de agosto, a Câmara de Mariana recebeu os diretores do Sindicato Metabase Inconfidentes para debater propostas que possam diminuir o alto índice de desemprego na cidade e região.

Para os representantes do sindicato, é preciso exigir das empresas Vale e BHP Billiton – acionistas da Samarco – que invistam na cidade para que o problema seja minimizado. Os sindicalistas também defendem que a situação do desemprego seja discutida amplamente e que seja encarada com a mesma gravidade que a questão ambiental.

O sindicato acredita que essa situação não está relacionada apenas ao rompimento da barragem, mas, também, com a queda do preço do minério, transferência de produção de nossa região para Carajás (PA), e, principalmente, pela falta de políticas públicas no sentido de buscar soluções alternativas para a região, que gere emprego e renda aos cidadãos. O Sindicato Metabase Inconfidentes aponta que o número de trabalhadores da Vale foi reduzido em 30% nos últimos anos. Ressalta que a Novelis encerrou 120 postos de trabalhos e a Vale Manganês, 160. Ainda de acordo com o sindicato, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) já demitiu centenas de pessoas.

De acordo com o assessor do sindicato, Bruno Coga, essa discussão atinge Mariana e toda região. Segundo ele, a proposta “é chamar a atenção para o problema e tentar solucioná-lo. Pressionar o poder público e as empresas para que intervenham e adotem políticas públicas”, destaca o assessor. Com o objetivo de apresentar propostas e discutir o assunto com a população, o sindicato fará uma audiência pública no dia 31 de agosto, às 18 horas, no Centro de Convenções.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook